Contente
Projetos de eletrônica são uma opção popular para feiras de ciências e para entusiastas que têm conhecimento de engenharia eletrônica e que querem aperfeiçoar suas habilidades. Há diferentes tipos de projetos de eletrônica, especialmente quando se tem o material certo, mas alguns são mais comuns e fáceis de se realizar que outros. Escolha um baseado em seu nível de habilidade e nos materiais que tiver disponíveis.
Você pode fazer lâmpadas, máquinas e detectores de movimento com as peças certas (electronics image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com)
Rádios de cristal
Rádios de cristal são favoritos nas feiras escolares há muitos anos. Tudo o que se precisa para começar é de uma coleção de transistores, uma bateria, os fios adequados, o aparelho de recepção e, provavelmente, um oscilador de cristal. Se preferir mais facilidade, há kits que podem ser comprados com tudo isso junto. O som fica melhor com antenas e fios melhores, portanto faça muitos testes.
O som é melhor com antenas e fios melhores, faça testes (Thinkstock/Comstock/Getty Images)Detectores de movimento
Detectores de movimento são outro projeto comum e que podem ter utilidade na casa. Para esses aparelhos, você precisará de peças sobressalentes, como sensores de porta de garagem ou outros aparelhos com luz infravermelha que se pode usar para proveito próprio. Isso também dá um bom projeto de ciências.
Luz infravermelha (Comstock/Comstock/Getty Images)
Projetos com LED
LED é a sigla em inglês para "diodo emissor de luz", um tipo especial de diodo que cria uma luz de cor específica quando percorrido por uma corrente elétrica. Você pode comprar diodos de cores e potências diferentes em lojas. Quando tiver uma coleção, será possível conectar os fios do LED de várias formas para fazer mecanismos inovadores de iluminação ou apenas criações artísticas interessantes.
LED (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Aparelhos motores e servomotores
Esses projetos são comuns entre estudantes de engenharia elétrica. Servomotores são aparelhos pequenos e eletromagnéticos que se movem em resposta a estímulos de corrente elétrica e que podem ser projetados para desempenhar uma variedade sem fim de funções. Motores são aparelhos mais complicados que podem fazer movimentos mais poderosos. Ambos podem ser usados para criar diferentes tipos de máquinas.