Contente
Muitas vezes, o resultado final de uma equação na calculadora é um número grande, que não é necessário, em casos de medidas de material ou a estimativa do preço de um item. Arredondar os números em uma calculadora é algo útil para determinar o preço aproximado ou medida de algo. O resultado será algo próximo do preço ou tamanho de um objeto, facilitando assim o processo de planejamento de um orçamento ou para determinar a quantidade de material que deve ser comprada.
Instruções
Um número grande em uma calculadora pode ser um incômodo para alguém que não sabe arredondar (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)-
Olhe os números apresentados na calculadora; em alguns casos, ele pode ter até 11 dígitos. Determine até qual casa decimal que o número deve ser arredondado, como dezenas, centenas, milhares ou, até mesmo, um valor maior.
-
Comece com o número à direita da casa escolhida; vamos supor que o número que será arredondado está mais próximo da dezena, por exemplo. Comece da terceira casa decimal à esquerda.
-
Olhe para o terceiro número, se ele for um cinco ou maior, arredonde para a dezena mais próxima. Como exemplo, pegue o número 166, que será arredondado para 170.
-
Arredonde para baixo, no caso acima 160, caso o terceiro número seja menor que cinco, como é o caso do 162.
Dicas
- Muitas calculadoras contam com uma ferramenta que arredonda os valores automaticamente. Assim, se o número for maior do que a capacidade do visor, geralmente 11 números, a caculadora arredonda o restante do número. Isso é útil para casos de projetos de matemática que exigem um número exato ou algum teste, mas não para outros tipos de equações, como aproximações monetárias ou valores menores.