Contente
''A árvore generosa'' é um livro infantil que conta a história de uma árvore que dá suas maçãs a um garoto, deixa-o balançar-se em seus galhos e subir em seu tronco. Ela fica muito feliz quando o garoto lhe dá atenção, e triste quando ele a ignora. Algumas atividades e projetos de serviços comunitários ajudarão as crianças a internalizar a mensagem de generosidade e amor incondicional desse livro.
''A árvore generosa'' ensina as crianças a retribuir o bem que recebem (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Árvores da generosidade
Desenhar e cortar uma árvore em um papel marrom dá às crianças um auxílio visual para entender a generosidade. Depois de ler ''A árvore generosa'' para elas, o professor pode mostrar um grande livro com adesivos de maçã e dizer-lhes que a classe praticará o reconhecimento de boas ações em conjunto. Qualquer aluno que vir um coleguinha sendo generoso ou amoroso, deve informar o professor sobre isso. O aluno generoso tem direito a um adesivo de maçã na grande árvore. A ideia é que, ao longo de várias semanas, o número de maçãs na árvore cresça significativamente. Essa experiência ajuda as crianças a entenderem que seus atos de generosidade para com os outros se somam a cada dia.
Torta de maçã
Peça aos alunos que colham maçãs de um pomar próximo da escola, assim como o menino da história. As maçãs colhidas podem ser trazidas para a cozinha da escola, cozidas e transformadas em tortas. A classe pode comer as tortas, ou levá-las para outras salas de aula para praticar a generosidade.
Voluntariado local
Ajudar uma organização local por um período prolongado permite aos alunos medirem o impacto direto que eles podem provocar praticando a generosidade constantemente. Uma classe pode adotar um determinado trecho de uma rodovia e mantê-lo limpo durante o ano letivo inteiro. Outra boa opção é selecionar uma família e arrecadar dinheiro para fornecer-lhe alimentos e atender a outras necessidades que ela tenha ao longo de muitos meses e anos. Os alunos podem se oferecer para ajudar a construir casas em uma comunidade próxima, auxiliando nas mudanças das pessoas e ocupações. Independentemente do projeto de serviço comunitário escolhido, o professor deve lembrar aos alunos que a árvore foi generosa com o menino da história por um longo tempo.
Discussão
"A árvore generosa" fornece subsídios significativos para uma conversa em grupo centrada em alguns dos sentimentos que crianças experimentam no dia a dia. Depois de ler a história em voz alta, elas podem discutir três temas principais, com o professor como mediador da discussão. Primeiro, elas podem discutir se já se sentiram solitárias como a árvore da história. Em segundo lugar, elas podem discutir se acreditam que o garoto da história estava se comportando de forma egoísta. Em terceiro lugar, cada uma pode revelar ao grupo como se sente quando pratica a generosidade.