Brocas: cobalto vs. titânio

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 8 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Brocas: cobalto vs. titânio - Artigos
Brocas: cobalto vs. titânio - Artigos

Contente

As brocas de cobalto e titânio são desenvolvidas para atingir certas características de velocidade e longevidade. As de cobalto são feitas de uma composição sólida de aço e cobalto; as de titânio são fabricadas a partir de aço com um revestimento fino de titânio, que é mais duro que o cobalto. Embora os dois tipos sejam competentes e duradouros, existem algumas diferenças significantes entre eles.


Conheça as diferenças entre brocas de titânio e cobalto (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Brocas de cobalto

As brocas de cobalto estão disponíveis em dois tipos. Cada um deles reflete a porcentagem do elemento contido na broca de aço de alta velocidade (HHS, em inglês). Um broca M35 é composta por 5% de cobalto e 95% de aço HHS. A M42 possui 8% de cobalto. Assim como o carboneto, o cobalto é frágil se sua concentração for muito alta.

Para distingui-la de uma broca HHS padrão, a de cobalto recebe tratamento para mudar a cor azul-aço para dourado.

Brocas de titânio

O revestimento de titânio é resistente e durável, se usado adequadamente. Para prolongar sua vida útil, é importante manter a temperatura da broca baixa e reduzir a quantidade de atrito criado durante o processo de perfuração. O calor é um subproduto desse processo, e ao usar alta pressão e baixa velocidade, sua geração será reduzida substancialmente.


Longevidade

Os dois tipos de brocas podem ficar afiados por mais tempo através da observação de técnicas de perfuração adequadas. Quando utilizar uma das duas em metais, reduza a velocidade de perfuração. Apertar e soltar o gatilho da furadeira permitirá que a broca corte e mantenha as rotações por minuto baixas.

Usar um fluido de perfuração mantém a broca fria durante o processo, pois age como um lubrificante entre a broca e a peça que está sendo trabalhada. Essa redução no atrito diminui a temperatura da broca e mantém a ponta afiada por mais tempo.

Efeitos da afiação

Essa é uma das áreas em que as brocas de cobalto e titânio diferem. Uma broca de cobalto, quando afiada adequadamente, reterá a dureza do elemento. Já a broca de titânio perderá o benefício proporcionado pela camada após a afiação. Ela ainda funcionará, mas ficará cega rapidamente.


Custo

Esses dois tipos de brocas são caros, principalmente a de cobalto. No entanto, ao longo de sua vida útil, o custo extra inicial das brocas de cobalto compensa, uma vez que podem ser afiadas muitas vezes e duram mais que as brocas com camada de titânio. Isso significa uma taxa de substituição maior para as brocas de titânio, o que aumenta seu custo ao longo do tempo.