Contente
A pintura de Henri Matisse incorpora cores e matizes envolventes para criar uma impressão duradoura de momentos efêmeros no tempo, ele criou uma forma icônica e estilizada de pintar ao integrar diversos elementos de cor e textura que se tornaram sinônimos da arte moderna do início do século XX. Grande amigo e rival de Pablo Picasso, Matisse exerceu grande influência nos artistas de seu tempo.
Matisse frequentemente pintava objetos do dia-a-dia (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Fauvismo
Os primeiros quadros de Matisse eram representativos de um estilo chamado Fauvismo, descrito por alguns críticos como "o trabalho de feras". A base desse estilo envolvia uma atenção incomum à cor que obscurecia a imagem natural de um objeto. Por exemplo, um retrato de uma pastagem verde com uma casa pode utilizar alto contraste para criar um gramado rosa e uma casa amarela. Críticos da época enxergavam sua abordagem e os que assim trabalhavam como absurdos e exagerados.
Natureza
O estilo de Matisse integra vários elementos de natureza. Ele criou imagens de campos, casos, frutas comuns e nus em cenários de grama, pradarias e rios. A arte aproximava-se dos temas cotidianos a partir de um ponto de vista de distorção, ao apresentar objetos reais de maneira aberrante. À medida que sua técnica foi se desenvolvendo, Matisse tornou-se representante do estilo clássico francês.
Cor
As cores que Matisse utilizou dependem do período de sua vida sob avaliação. Na fase inicial, antes de 1905, ele usou cores vibrantes, dramáticas e fortemente emocionais. Enquanto ele amadurecia, a arte desenvolveu formas regulares com pouca perspectiva ou tridimensionais. Contornos restritos e conteúdo emocional tinham prioridade sobre o detalhe. Ele não criaria imagens realistas de uma porta e detalharia todas as partes de uma maçaneta, por exemplo. Em vez disso, suas pinturas teriam por objetivo representar uma emoção associada àquela porta -- seja liberdade, isolamento ou medo.
Desenho e escultura
Enquanto o estilo de Matisse está primordialmente relacionado a pinturas, ele também tinha interesse em esculpir e em desenhar com caneta e tinta. Seus desenhos eram sobretudo simples, com linhas sem adorno que lidavam com formas femininas e natureza morta. As esculturas ajudavam Matisse a visualizar suas pinturas e a conceitualizar como transferir aqueles objetos para a tela. A ele é atribuída a frase "eu esculpia como um pintor".