Contente
A cegueira noturna em cachorros pode ser causada por uma condição chamada atrofio progressivo da retina, sendo essa a principal causa da perda de visão noturna em caninos. Na procura de tratamento para um cão, é importante estar informado sobre essa condição.
Saiba como tratar um cão com cegueira noturna (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
Atrofio progressivo da retina
O atrofio progressivo da retina é uma condição indolor causada pela genética canina, ou seja, é herdada. Isso faz com que os cães fiquem cegos durante a noite e suas retinas não se ajustem para ver na escuridão.
Sintomas
Os sintomas do atrofio progressivo retinal canino incluem desorientação, cambaleamento, pupilas dilatadas e brilho nos olhos. Você notará que o cachorro tem mais dificuldades em andar na escuridão.
Causa e prevenção
Como o atrofio progressivo da retina é genético, a única causa são os genes herdados. Essa condição não pode ser prevenida, e pode afetar todas as raças de cães nos seus últimos anos de vida.
Diagnóstico
Um veterinário pode diagnosticar o atrofio progressivo da retina através de um mapeamento da retina em que os olhos do cão serão dilatados usando colírios. Ele verificará o tamanho retinal, vasos sanguíneos e diminuição da cabeça do nervo óptico.
Tratamento
Não há cura para o atrofio progressivo da retina e, eventualmente, a cegueira noturna vai expandindo para o dia. No entanto, existem alguns suplementos antioxidantes para a saúde da retina disponíveis no mercado para retardar a deterioração da visão do cão.