Contente
Submeter-se a uma cirurgia bariátrica significa alterar completamente o jeito que você come desde o pós-operatório até o resto da sua vida. A bariátrica reduz o tamanho do seu estômago para o tamanho de uma noz, fazendo com que seja fisicamente impossível que você coma como costumava comer. Mesmo assim, cerca de 20% dos pacientes que fizeram bariátrica não conseguem comer de maneira certa depois da cirurgia e acabam não perdendo e até ganhando peso. Leia e aprenda como se alimentar bem após a cirurgia de redução de estômago.
Instruções
Coma apropriadamente após a bariátrica-
Siga a dieta do pós-operatório rigorosamente. Nos primeiros três meses, você irá progredir de uma dieta líquida para uma pastosa e, então, para sólidos leves. A ênfase será dada em muitas pequenas refeições que você fará durante o dia.
-
Mastigue os sólidos pelo menos 30 vezes antes de engolir. Comidas sólidas tem que ser tornadas pequenas para serem digeridas apropriadamente.
-
Pegue pequenas garfadas. É muito útil cortar a comida em pequenos pedacinhos a cada mordida.
-
Coma devagar e só beba pequenos goles. Se você comer muito rápido, poderá ter Síndrome de Dumping, o que leva a um estado de náusea, vômito, dor abdominal, sudorese, desmaios e diarreia.
-
Vá ao nutricionista e faça uma nova dieta. Existem alguns tipos de comida, incluindo aqueles com muito açúcar, que você precisará evitar. Uma nutricionista vai ajudá-lo a fazer boas escolhas para tirar maior proveito da bariátrica.
-
Tome vitaminas diariamente. Você não vai conseguir obter todos os nutrientes que precisa somente da alimentação, então você precisará de suplementos para evitar deficiência de vitaminas e desnutrição.
-
Pare de comer quando começar a se sentir cheio. Sentir pressão, náusea ou dor podem significar que você está satisfeito. Comer além desse ponto pode causar problemas depois da cirurgia.
Dicas
- Reserve um tempo para cada refeição em que você não esteja distraído pela televisão, computador, telefone ou outras coisas. Se você se distrair enquanto come, ficará difícil controlar o que ingere.
- Quando comer com outras pessoas, diga para elas porque você tem que comer de maneira diferente para que não fique encabulado.
- Inicie uma rotina de exercícios precocemente e mantenha-se firme. Sem exercício adequado, todo o peso perdido tem chance de voltar.
Aviso
- Não trapaceie a sua dieta do pós-operatório ou o seu estômago poderá não cicatrizar adequadamente, levando a sérias complicações.
- Não beba enquanto come, porque seu estômago não é grande o suficiente para suportar líquido e comida juntos.
- Evite comer comidas novas logo de uma vez. Dê tempo para seu estômago se ajustar a sua nova dieta.
- Seu estômago pode não aceitar bem alguns tipos de comida, como vegetais crus, comidas apimentadas ou bebidas gaseificadas.