Contente
Não importa qual a idade de seus alunos, ao comparar uma célula com uma cidade, criamos uma analogia útil e divertida. Ela proporciona aos alunos uma maneira memorável de aprender e lembrar a estrutura e as funções internas de uma célula.
Ensinar aos alunos sobre células pode ser um processo divertido e criativo (school image by horacio villamonte from Fotolia.com)
Estrutura celular
A membrana celular, que permite que a célula regule o que entra e sai, é como a fronteira da cidade. Dentro desse limite existe o citoesqueleto, que ajuda a estruturar e organizar a célula, agindo como as fundações dos edifícios da cidade.
Núcleo e material genético
O núcleo, que controla a atividade da célula, é como a prefeitura, enquanto a proteção da membrana nuclear funciona como os muros das prefeitura. O DNA no núcleo são plantas originais da cidade, enquanto o RNA são cópias do modelo. Estas cópias são feitas utilizando o nucléolo, que é como uma máquina de cópia.
Fábrica das células
Os ribossomos são como a madeireira da cidade, criando proteínas essenciais para o funcionamento celular. O retículo endoplasmático, que é uma extensa rede de sítios de produção de proteína e de membrana, é como a estrutura de transporte da cidade, e a mitocôndria é a planta de energia da cidade.
Outras organelas
O aparelho de Golgi é como a agência de correios da cidade, fornecendo proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático. O citoplasma, que envolve e protege organelas, funciona como os parques e espaços verdes da cidade. Vacúolos e vesículas são como diferentes instalações de armazenamento da cidade. Lisossomos, que quebram os resíduos de células, são como o gerenciamento de resíduos da cidade.