Configurações comuns de equalização para vocais

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Configurações comuns de equalização para vocais - Artigos
Configurações comuns de equalização para vocais - Artigos

Contente

A equalização é o processo de enfatizar as frequências desejadas e reduzir as indesejadas. Ao produzir uma faixa vocal, use um equalizador para processá-lo e incorporá-lo ao resto da música. Apesar de cada cantor, gravação e música serem diferentes, alguns princípios gerais lhe ajudarão a equalizar perfeitamente uma faixa vocal.


A equalização revela o melhor da voz de um cantor (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Sujeira

Mesmo a voz mais grave não fica muito abaixo de 100 hertz (Hz). Quaisquer frequências que estejam abaixo desse nível na faixa vocal provavelmente são artefatos do microfone ou de outra parte do processo de gravação. Caso você as deixe na faixa vocal, ela entrará em conflito com outros elementos da música, especialmente o baixo e a bateria, e criará um som "sujo". Quando estiver equalizando vocais, configure o equalizador para reduzir drasticamente todas as frequências abaixo de cerca de 80 a 100 Hz.

Potência

As frequências ao redor de 200 Hz adicionam potência à faixa vocal. Caso a gravação soe fraca ou nasal, ou se as outras faixas estão se sobressaindo aos vocais, aumente moderadamente esta frequência. Porém, se a gravação do cantor estiver suja ou sem detalhes, reduzir essas frequências pode ajudar a destacar os vocais.


Presença

Se o vocalista parecer que está esmaecido, no plano de fundo, use o equalizador para aumentar sua presença. Ao aumentar as frequências entre 4.000 e 6.000 Hz, você trará os vocais para a frente da música. Não esqueça, porém, que o excesso dessas frequências pode deixar o som áspero. Se, depois de aumentar essa área, os vocais estiverem ásperos, aplique um filtro de rejeição de banda — que corta uma pequena faixa do espectro de frequências — e mova-o para a frente e para trás até eliminar a aspereza.

Brilho e respiração

Aumente as frequências entre 7.000 e 15.000 Hz para adicionar brilho a uma faixa vocal que esteja precisando. Tome cuidado, porém, pois o som de "esse" está na parte inferior desse espectro e, ao aumentá-lo, o som poderá ficar sibilante, o que faz a voz ficar desagradavelmente áspera. Caso isso ocorra, use um filtro de entalhe para reduzir esse som. A parte mais alta dessa frequência afeta a respiração, ou "ar", da voz. Se achar que o vocal precisa flutuar mais sobre o resto das faixas, aumente essas frequências.