Contente
A Yamaha YZ 125 é uma das menores motos de motocross, mas não deixe que o tamanho dela lhe engane. O motor dois tempos de 124cc é capaz de uma performance alucinante que segura o veículo dentro do traçado de terra. Mas como cuidar deste pequeno foguete enquanto ela permanece estacionada? Felizmente, as motos de cross dois tempos precisam de pouca manutenção e são capazes de proporcionar anos de diversão, desde que você siga procedimentos básicos de manutenção.
Instruções
Sua moto pode durar muito se você seguir procedimentos básicos de manutenção (Mirco Lazzari gp/Getty Images Sport/Getty Images)-
Use sempre combustível de boa qualidade. A gasolina tem a tendência de se deteriorar ao longo do tempo, o que pode acabar entupindo o carburador. Sempre se assegure de que o tanque está completo com gasolina nova antes de pilotar e guardar a moto.
-
Faça a mistura correta de óleo e combustível. A maioria dos fabricantes, assim como a Yamaha, recomendam a proporção de 100ml de óleo para cada 4,5 litros de gasolina. Nas YZ 125 que são usadas frequentemente para corridas, é melhor que se use a proporção de 180ml de óleo para cada 4,5 litros de gasolina.
-
Troque o óleo da transmissão (câmbio) a cada 20 horas de uso.
-
Cheque as velas a cada 20 horas de uso. Verifique sempre se há sujeira ou borra de óleo nos eletrodos na ponta da vela. Velas sujas são, quase sempre, um sinal de problemas mecânicos em alguma parte do motor.
-
Sempre inspecione o filtro de ar, que quando está sujo impossibilita o ar de entrar no motor, fazendo com que a moto perca potência. Os filtros de ar de papel ficam pretos quando sujos. Neste caso, eles precisam ser substituídos. Os feitos de espuma podem ser lavados, lubrificados e reutilizados.
-
Cheque sempre se há vazamentos na suspensão dianteira. Limpe os garfos e, enquanto pressiona os freios, force a suspensão para comprimi-los. Solte o freio e deixe o garfo retornar à posição original, passando o dedo sobre ele. Se seu dedo ficar melado de óleo, é provável que haja algum tipo de vazamento na vedação, sendo necessário substituí-la antes de pilotar.
-
Execute o sangramento do fluido de freio. Fluido sujo e bolhas nos cabos de freio deixam o sistema ineficiente, tornando o manete de freio borrachudo. Trocar o fluido e fazer o sangramento melhora a performance do sistema de freio.
-
Cheque as rodas para ver se há aros quebrados ou tortos e substitua os defeituosos. Confira também se estão empenadas. As rodas são o que lhe separa do chão e qualquer defeito nelas pode provocar uma perda de controle da moto.
-
Verifique se há desgaste ou furos nos pneus. Se houver algum lado mais desgastado do que outro, execute a troca. Buracos e furos podem significar que a câmara de ar foi afetada. Substitua-a antes de pilotar novamente.
-
Mantenha sua YZ125 limpa. Além do fato de que uma moto limpa é mais saudável, qualquer tipo de vazamento ou dano que estiver sendo escondido pela sujeira ficará visível. Limpe-a sempre após pilotá-la.
Dicas
- Consulte sempre o manual de serviço da moto. Eles estão disponíveis nas concessionárias Yamaha e contêm todas as especificações técnicas para executar a manutenção da sua motocicleta.
- Se ocorrer um problema que vai além da sua capacidade de resolver, leve a sua YZ125 a um mecânico qualificado.
Aviso
- Não pilote a moto caso você suspeite de que os garfos da suspensão dianteira estão sofrendo algum tipo de vazamento. Fluido de suspensão é extremamente escorregadio e pode atrapalhar o trabalho do freio ou causar perda de aderência do veículo. Substitua a vedação do garfo imediatamente ou consulte um mecânico especializado em Yamaha.
- Se sua YZ125 está sempre com velas danificadas, pode ser que haja um problema no motor. Pare de pilotá-la imediatamente e procure um mecânico.
O que você precisa
- Ferramentas básicas
- Óleo dois tempos
- Gasolina