Contente
Muitas vezes confundida como acne adulta, a rosácea é uma doença de pele comum cujos sintomas podem incluir rubor e vermelhidão da face, inchaços vermelhos ou pústulas, estouro de capilares faciais e inchaço ou sulcos no nariz. Embora não seja possível curar a rosácea, é relativamente fácil de controlá-la, se detectada precocemente. Ao reduzir a rosácea e prevenir surtos, os doentes podem retardar o progresso dela e viver com pouco ou nenhum sinal exterior da doença.
Instruções
Um nariz inchado e acidentado devido à rosácea (Image courtesy of Wikipedia Commons)-
Use Protetor solar FPS 15 (ou mais) no rosto quando for sair. Use um chapéu, e evite o sol, sempre que possível. Algumas marcas de maquiagem contêm protetor solar. A exposição ao sol está fortemente ligada às recaídas de rosácea.
-
Evite temperaturas extremas e mudanças bruscas de clima. Se você ficar quente o suficiente para o seu rosto ficar vermelho, provavelmente terá uma recaída em breve. A mudança repentina do quente para o frio (como respingos de água fria em seu rosto após correr) pode fazer com que os capilares estourem.
-
Tome banhos e duchas mornos, mas não muito quentes. Manter a pele quente por um longo tempo pode desencadear uma crise.
-
Exercite-se em uma sala com ar-condicionado ou durante as partes mais frias do dia. Se o seu rosto começar a ficar muito quente, diminua o ritmo até que ele esfrie.
-
Beba álcool com moderação (especialmente o vinho tinto e outras bebidas alcoólicas) e evite alimentos muito picantes. Eles elevam a temperatura do corpo e deixam o seu rosto vermelho, o que pode desencadear crises mais tarde.
-
Use os medicamentos de acordo com as instruções do seu médico. A maioria dos cremes antibióticos deve ser aplicados diariamente sobre a pele limpa, e alguns comprimidos de antibióticos podem precisar ser tomados com alimentos ou em determinados momentos do dia.
-
Use produtos para a pele suaves, formulados para pessoas com rosácea. Evite produtos que contenham hamamélis, álcool, ácido salicílico, ou esfoliantes. Estes ingredientes queimam e irritam a pele, causando recaídas.
-
Não mexa nos inchaços e nas espinhas sozinho, se você tiver uma recaída. Não tente estourá-los. Isso causa cicatrizes, podendo piorar a recaída.
Cuidados com a pele
Dicas
- Os sintomas e as causas da rosácea pode variar de pessoa para pessoa. Alimentos como berinjelas, tomates e produtos lácteos afetam a rosácea de algumas pessoas, enquanto em outras, ela é desencadeada por certos produtos de pele ou por fatores ambientais como o estresse.
- Mantenha um diário para registrar os surtos e suspeita de recaídas para que você possa evitar o que te afeta especificamente.
- A rosácea é mais comumente encontrada em mulheres com idade, de 30 a 50 anos, e de pele clara. Se você estiver suspeitando que tem rosácea, consulte um dermatologista para uma melhor conduta de tratamento.
O que você precisa
- Protetor solar FPS 15 ou maquiagem
- Creme antibiótico
- Comprimidos de antibióticos