Como decorar o altar para diferentes tempos litúrgicos da Igreja Católica

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 4 Setembro 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Como decorar o altar para diferentes tempos litúrgicos da Igreja Católica - Artigos
Como decorar o altar para diferentes tempos litúrgicos da Igreja Católica - Artigos

Contente

As decorações do altar na igreja mostram os diferentes tempos litúrgicos. A Igreja Católica segue um calendário litúrgico, que indica as festas e cores a serem utilizadas nas decorações, bem como nas vestimentas dos padres. Os períodos mais significativos observados pela Igreja Católica são Advento, Natal, Quaresma e Páscoa. Durante esses tempos, o altar é projetado e decorado de acordo com tradições religiosas para ajudar os fiéis a celebrar cada ocasião apropriadamente.


Instruções

Decore o altar de acordo com o calendário litúrgico da igreja (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Advento e Natal

  1. Faça uma coroa de flores. A coroa deve ser feita de uma guirlanda verde, simbolizando a vida nova e eterna trazida pelo nascimento de Jesus. Posicione cinco velas na coroa: três roxas, simbolizando penitência e realeza -- pois a igreja saúda a chegada do rei; uma vela rosa, para representar a alegria agora que o Natal está perto; e uma branca no centro, que deverá ser acesa na véspera de Natal, representando a "vela de Cristo".

  2. Posicione a coroa em uma área proeminente do altar, geralmente em frente ou de um dos lados da mesa.

  3. Utilize flores moderadamente no altar e em toda a igreja durante o Advento. Como este é um tempo de espera pela vinda do Senhor Jesus, a disposição do altar deve ser marcada por simplicidade. Mantenha flores, guirlandas e outras decorações natalinas em moderação, expressando alegria expectante, mas não a plenitude dela, que é reservada para o dia do Natal.


  4. Decore a igreja elaboradamente no dia do Natal, como é digno do nascimento de um rei. Use árvores e plantas naturais sempre que possível para representar a dádiva da vida que o Senhor Jesus traz. Posicione o presépio em uma área proeminente. Torne-a acessível à comunidade, para que possam se aproximar, rezar, refletir sobre a bela cena e beijar o menino Jesus.

    Quaresma e Páscoa

  1. Use arranjos secos em vez de flores frescas durante a Quaresma para simbolizar a austeridade da estação. No altar, coloque pedras, galhos de árvore sem folhas e outros símbolos associados às leituras da Escritura no tempo quaresmal.

  2. Cubra a cruz e as imagens religiosas com um tecido roxo, violeta ou preto após o quinto domingo da Quaresma ou após a missa da Quinta-feira Santa e a Santa Ceia. Como alternativa, remova todas as imagens religiosas da igreja, em vez de simplesmente cobri-las. De acordo com a EWTN, uma rede global de notícias católicas, a prática ajuda os fiéis a "concentrar-se nos grandes fundamentos do esforço de redenção de Cristo".


  3. Descubra as cruzes após a cerimônia da Sexta-feira Santa. Faça o mesmo com todas as outras imagens antes da missa da Vigília Pascal.

  4. Posicione a imagem do Cristo Ressuscitado em uma parte proeminente do altar no Domingo de Páscoa. Decore a igreja elaboradamente com flores frescas, guirlandas ou outros símbolos pascais para celebrar a ressurreição do Senhor e a dádiva da vida e a salvação que ela traz a todos os cristãos. As cores dos tecidos que cobrem o altar e das vestimentas dos padres nesse período são branco e dourado, simbolizando pureza, esperança de ressurreição e renovação da vida.