Contente
Chapéus estilosos como gorros ou bonés geralmente possuem uma silhueta justa. Aqueles feitos de tecido ou tricotados exigem medidas precisas para que se encaixem perfeitamente em volta da cabeça, na coroa e na testa. As dimensões são utilizadas para a confecção de um padrão e asseguram um ajuste confortável. Para tirar as medidas, utilize uma fita métrica flexível, que se molde ao redor da área em que é posicionada.
Instruções
-
Posicione a fita métrica flexível logo acima de sua orelha direita ou esquerda.
-
Segure a fita com uma mão e passe-a por cima de sua cabeça. Deixe que a fita se molde às suas orelhas, testa e nuca. Os padrões para boné ou gorro normalmente seguem uma circunferência de 52 cm, 55 cm e 57 cm para um tamanho pequeno, médio e largo, respectivamente.
-
Leve a fita do topo da sua cabeça, também conhecido como coroa, até sua nuca. Essa será a altura do seu gorro. Por exemplo, um gorro pequeno, de 52 cm, geralmente terá uma altura de 17 cm.
-
Posicione a fita métrica no topo da sua testa. Leve-a até o local onde você quer que o gorro termine. Por exemplo, se um gorro possui uma barra virada de 5 cm, seu padrão terá uma extensão de 5 cm.
-
Acrescente um limite de meio centímetro para cada medida tirada, assim você garante que o molde seja preciso. Por exemplo, um gorro pequeno de 52 cm irá precisar de um padrão de 52,5 cm para se encaixar perfeitamente.
Dicas
- Escolha um tecido que possua propriedades elásticas significativas, como uma porcentagem de lycra. Isso irá assegurar que o boné sirva e, depois, volte para seu formato original.
O que você precisa
- Fita métrica flexível