Contente
Se um pedaço de madeira empenar, isso não significa que ele se tornou inútil. Quanto antes você perceber que ele começou a deformar-se, maiores são as chances de endireitá-lo. Entretanto, ele não será mais a melhor opção para trabalhos de precisão, pois não pode ser perfeitamente desempenado ou porque ele pode empenar de novo no futuro. Para consertar o empenamento de um pedaço de madeira, você deve deixá-lo novamente reto.
Instruções
Tábuas empenadas potencialmente podem ser endireitadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Construa uma caixa de madeira aberta em uma das extremidades e fechada na outra. Faça um buraco no fundo da extremidade fechada. Insira a placa a ser desempenada na caixa.
-
Conecte uma mangueira no bico de uma chaleira cheia e coloque a mangueira no buraco feito na extremidade da caixa de vapor de madeira.
-
Coloque o pedaço de madeira empenado dentro da caixa e comece a ferver a água da chaleira.
-
Encha novamente a chaleira quando necessário, até que tenha vaporizado completamente a madeira por algumas horas. Ela deve ficar no vapor por uma hora a cada 2,5 cm de sua grossura.
-
Retire a madeira da caixa com cuidado, usando luvas ou pinças, pois ela estará muito quente devido ao processo de vaporização.
-
Coloque grampos imediatamente na madeira e aperte-os até que a tenha endireitado. Aperte-os ainda mais para entortá-la além da linha em que estaria reta, na direção contrária ao empenamento original. Isso evita que ela volte a empenar depois da retirada dos grampos. Deixe a tábua assim por, pelo menos, 24 horas antes de retirá-los. Cheque-a regularmente para assegurar que não está entortando ou que os grampos não afrouxaram.
Dicas
- Para evitar que as madeiras empenem quando guardá-las antes de usar, certifique-se de empilhá-las ordenadamente. A pressão das tábuas superiores ajudam a manter as inferiores retas. Em sua casa, tente manter um nível de umidade constante para evitar que móveis ou outros objetos de madeira empenem.
O que você precisa
- Caixa de vapor de madeira
- Chaleira
- Mangueira
- Água
- Luvas
- Grampos