Contente
Crianças precisam de proteção e, às vezes, se os pais são incapazes de cuidar do bem estar do seus filhos, podem perder a guarda deles. Quando práticas inseguras ou não saudáveis são noticiadas sobre os pais, seja ela por um ex-cônjuge, um vizinho ou professor da escola, podem ocorrer investigações e os pais correm o risco de enfrentar penalidades por maltratarem suas crianças. Perder a guarda dos filhos é uma penalidade que pode resultar de circunstâncias extremas.
O abuso é a causa principal de pais que perdem a guarda de seus filhos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Abuso infantil
Abusos de qualquer tipo, seja físico ou sexual, são as principais causas de pais que perdem a guarda de seus filhos. Machucar uma criança e causar um dano físico e emocional não é algo que a justiça tolera. Se um pai se separa de um cônjuge abusivo, é possível que o cônjuge perca a guarda dos filhos devido ao comportamento violento ou sexual. Se ambos os pais são culpados de abusar de seus filhos, ambos os pais podem perder a guarda e as crianças podem ser alocadas em um lar de adoção por segurança.
Negligência infantil
A negligência infantil tem haver com não disponibilizar meios para que os filhos mantenham um estilo de vida seguro e saudável. Por exemplo, se os pais jamais praticam hábitos de boa higiene com os filhos, não os alimentam, deixam a casa imunda, se negam a limpar a roupa das crianças, nunca levam a criança para o médico e deixam itens perigosos pela casa, como facas ou armas, isso é considerado um comportamento negligente porque coloca a criança em risco. Mesmo aqueles pais que não exijem que seus filhos vão à escola podem ser acusados de negligência infantil por ignorarem a educação dos seus filhos.
Abandono infantil
Um pai que pega e deixa uma criança para trás será acusado de abandono infantil e a guarda legal pode ser retirada. Nesse caso, a guarda exclusiva pode ser dada ao parente mais próximo, como um avô ou tia ou tio.
Comportamentos parentais ilegais
Se um pai é pego e acusado de fazer algo ilegal, como o uso, produção ou venda de drogas ilegais, roubo ou participação em violência de gangues, o pai pode perder a guarda dos filhos -- principalmente se for condenado à prisão. O tribunal pode determinar que é inseguro para a criança permanecer em casa com o pai, visto que o comportamento parental cria um ambiente não adequado e inseguro para uma criança.