Contente
Depois de anos de uso, o tecido de seu sofá apresentará sinais de desgaste. O tecido pode até conter alguns rasgos. Pensar em gastar muito dinheiro em um novo sofá pode ser assustador. No entanto, você pode preservá-lo por mais alguns anos aprendendo algumas dicas de reparo em tecido.
Animais de estimação e crianças são os dois principais culpados pelos danos ao tecido do sofá (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Ferramentas
Reparar o tecido de seu sofá requer o uso das ferramentas certas. Muitas vezes, o tecido rasga pelas costuras. Esse reparo é fácil de ser feito com as ferramentas certas. Usando uma agulha de tapeçaria curva em vez de uma agulha de costura reta, você terminará essa tarefa em poucos minutos. Use uma linha grossa em vez de linhas de costura de algodão regular para manter sua costura no lugar por muito mais tempo. Fios de algodão não conseguem aguentar a pressão que um sofá recebe. O alicate é uma ferramenta útil. O alicate dá alavancagem ao puxar a agulha através de camadas de tecidos grossos.
Um ponto a tempo
Lembre-se do velho ditado ao reparar seu sofá: "um ponto a tempo economiza nove". Logo que vir uma fenda ou um rasgo nas costuras do seu sofá, repare-o. Caso contrário, você terá que fazer mais de um reparo e talvez seja incapaz de fazer todos os consertos necessários, porque eles serão muito grandes.
Passar remendos
Passar remendos a ferro pode salvar o sofá onde houver um rasgo que não for possível costurar. Ocasionalmente, deixamos as chaves no tecido, causando um pequeno furo. Compre um remendo que se assemelhe ao máximo com seu sofá. Siga as instruções para aplicar o remendo para decoração de tecidos . Essa pode não ser a melhor correção, mas se o rasgo estiver sobre uma almofada, vire-a para esconder o reparo.
Linha apropriada
Use uma linha que coincida com o sofá para que o reparo não fique tão evidente. Use uma agulha comprida de bordar para fazer pontos no rasgo. Mesmo se houver uma lacuna no rasgo, a linha preencherá o espaço. Esse reparo pode ficar visível, dependendo da sua capacidade de costura; no entanto, será um reparo muito menos perceptível do que um remendo passado a ferro. Ao fazer a costura para reparar o rasgo, certifique-se de passar quatro ou cinco vezes a costura de cada lado do rasgo. Aperte o ponto tanto quanto for possível, sem fazer um novo rasgo no tecido.