Qual é a diferença entre um alfa-hidroxiácido e um beta-hidroxiácido?

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 28 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Qual é a diferença entre um alfa-hidroxiácido e um beta-hidroxiácido? - Artigos
Qual é a diferença entre um alfa-hidroxiácido e um beta-hidroxiácido? - Artigos

Contente

À medida que mais pessoas buscam manter a pele com um aspecto mais jovem, mais ingredientes diferentes são testados, dentre eles um grupo que pode causar confusão: os hidroxiácidos.


Os hidroxiácidos são usados para esfoliar a pele (girl with facial mask image by sasha from Fotolia.com)

O que é um hidroxiácido?

Um hidroxiácido é um grupo de ingredientes comumente utilizados em cosméticos e produtos de cuidados com a pele. Existem dois tipos: alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos.

Ambos são usados ​​para a esfoliação, ou seja, a remoção de células da camada externa da pele. Eles também são usados ​​devido a suas propriedades antissépticas, o que justifica seu emprego em produtos de higiene corporal e de cuidados com o cabelo.

O extrato de cana de açúcar é um alfa-hidroxiácido (bamboo cane image by Warren Millar from Fotolia.com)

Alfa-hidroxiácidos (AHAs)

Os alfa-hidroxiácidos são esfoliantes potentes utilizados em peelings químicos. Os benefícios envolvem a minimização, redução ou eliminação dos sinais de envelhecimento da pele, como o tom de pele indesejável (manchas senis) e a textura (linhas finas e rugas). Os AHA também são utilizados em produtos para tratamento de acne e são solúveis em água, o que significa que se dissolvem na água.


Devido à sua ação potencialmente grave, os AHAs são usados ​​em concentrações diferentes. Os produtos mais brandos normalmente contêm 10% ou menos dessas substâncias. Os produtos de uso profissional, aqueles usados ​​por esteticistas e outros profissionais de beleza, contêm 20% a 30%, enquanto os produtos que requerem prescrição médica apresentam 50% a 70% de AHAs.

Os ingredientes comuns do AHA são o ácido glicólico, o ácido láctico, o ácido cítrico, o ácido málico, o ácido de frutas e o extrato de cana-de-açúcar.

Beta-hidroxiácidos (BHAs)

Algumas pessoas afirmam que os BHAs oferecem todos os benefícios dos AHAs — textura da pele e tom melhorado —, sem provocar irritações como os AHAs.

Os BHAs são mais utilizados para combater a acne ou erupções cutâneas, porque são lipossolúveis. Isso significa que eles se dissolvem em gordura, o que os torna mais capazes de penetrar nos poros da pele, onde as células mortas e o sebo são armazenados.


Os ingredientes comuns do BHA são o ácido salicílico, o salicilato, o salicilato de sódio, o ácido trópico e o extrato de salgueiro.

O extrato de salgueiro é um beta-hidroxiácido (willow image by Pali A from Fotolia.com)

Rotulação dos ingredientes

A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, exige que qualquer produto contendo AHAs ou BHAs especifique o ingrediente ativo e sua concentração.

Os produtos com AHAs e BHAs devem especificar a concentração do ingrediente ativo na embalagem (lotion bottle image by caraman from Fotolia.com)

Consulte um profissional

Converse com um dermatologista ou esteticista antes de começar a usar qualquer produto que contenha AHAs ou BHAs.

Advertência

Os AHAs podem "queimar", portanto teste o produto antes de aplicá-lo em toda a pele.

Os AHAs tendem a aumentar a sensibilidade ao sol, embora ainda existam preocupações mais sérias, já que o uso de AHAs também pode aumentar o risco de câncer de pele. Qualquer pessoa que utilize um produto com AHA precisa usar um protetor solar de pelo menos 30 FPS, que deve ser aplicado a cada duas horas.

Pare de usar o produto imediatamente se algum ardor, comichão, vermelhidão, bolhas, equimoses ou outro sintoma indesejável se manifestar.