Contente
Já se perguntou o porquê de alguns veículos terem mais aderência à pista durante as curvas? Embora os pneus influenciem, o diferencial é a peça principal. O diferencial possui a vantagem de possuir uma aderência maior, aumentando a tração e a aceleração, quando comparado com o diferencial padrão.
O diferença transmite força às rodas (pignons image by Dominique LUZY from Fotolia.com)
Função
Os veículos não esportivos tradicionalmente usam diferenciais abertos. Estes aumentam a rotação da roda durante a curva. Quando o pneu perde tração, um diferencial aberto direciona a força para a roda que possuir menos resistência. O diferencial com deslizamento limitado envia a força igualmente para ambas as rodas quando se está dirigindo em linha reta, compensando a perda de tração ao enviar potência para a roda com tração maior.
Performance
Como o diferencial aberto direciona a potência para a roda com menos resistência, se houver perda de tração na curva, o motorista perderá mais facilmente o controle do carro. Os diferenciais de deslizamento limitado distribuem a força onde for necessário, reduzindo a perda de tração nas curvas. Um melhor gerenciamento da rotação das rodas aumenta o controle do carro, tração e a segurança durante viradas bruscas.
Considerações
Os motoristas que prezam pela performance se beneficiarão do aumento da dirigibilidade e tração proporcionada pelos diferenciais de deslizamento limitado. Por sua vez, os que não enfrentam pistas adversas, como a molhada, cheia de lama ou gelo, não encontrarão nenhuma vantagem ao usar esse tipo de diferencial.