Contente
- Definição de flutuabilidade
- Flutuabilidade em água doce
- Flutuabilidade em água salgada
- Mergulhos em tipos de água diferentes
Caso você esteja tentando descobrir por que é mais fácil boiar na água do mar do que na piscina de sua casa, saiba que o problema tem muito a ver com o tipo da água na qual você está imerso. O arranjo molecular da água salgada é um pouco diferente do que na água doce, resultando em diferenças de flutuabilidade que são perceptíveis quanto tentamos boiar.
Em nosso planeta, a água salgada é muito mais abundante do que a doce (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Definição de flutuabilidade
A física da flutuabilidade está muito ligada a uma força chamada empuxo. No caso da água, um objeto consegue boiar sobre ela se o seu peso for menor do que a pressão ascendente do líquido. Um litro de água equivale a um certo peso em quilogramas, e o resultado disso é que o líquido é capaz de repelir uma quantidade de massa igual ou menor. Se o objeto pesar mais do que esse valor por litro, ele irá afundar.
Flutuabilidade em água doce
Um litro de água doce pesa 1 kg, sendo esse valor 0,02 kg menor que o peso de uma quantidade igual de água salgada. A água doce pode ser encontrada em rios, córregos, piscinas e fontes naturais. É o mesmo tipo de água que pode ser ingerida após tratamentos de recursos municipais. Muitas pessoas, quando mais novas, conseguem boiar com facilidade, já que pesam menos do que o espaço que ocupam na água. No entanto, quando adultos, a maioria afunda em piscinas de água doce rapidamente. Novamente, nosso peso excede o peso da quantidade de água sobre a qual estamos flutuando, eliminando a possibilidade de boiar.
Flutuabilidade em água salgada
A água salgada pode ser mais facilmente encontrada nos oceanos e em grandes reservatórios naturais, como o Mar Morto em Israel. Os componentes responsáveis pela salinidade da água são exatamente os mesmo que conferem sua maior densidade de 1,02 kg por litro. Por mais que pareça uma diferença ínfima, é exatamente devido a ela que pode ser mais fácil boiar na água salgada do que na doce.
Mergulhos em tipos de água diferentes
Devido à diferença de flutuabilidade entre a água doce e salgada, é necessário que os mergulhadores se preparem com seus equipamentos diferentemente. Como a água salgada oferece mais resistência, são necessários pesos com massas maiores caso o mergulho seja feito em profundidades maiores. Na água doce, mergulhar é muito mais fácil, já que a penetração do peso funciona melhor. A quantidade de peso a mais necessária varia de pessoa para pessoa, dependendo de sua massa e habilidade. A localização dos pesos também afeta a flutuabilidade e a qualidade do mergulho.