Diferenças entre picadas de aranhas e mosquitos

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Diferenças entre picadas de aranhas e mosquitos - Artigos
Diferenças entre picadas de aranhas e mosquitos - Artigos

Contente

Distinguir se a picada é de um mosquito ou de uma aranha é fundamental para determinar a forma adequada de tratamento e se representa riscos à saúde. Há muitas diferenças entre picadas de mosquitos e de aranhas, desde a aparência e sintomas ao tratamento subsequente.


A aranhas normalmente picam para se defender (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Características

As picadas de mosquitos são mais facilmente identificáveis pelas saliências pequenas avermelhadas na pele, como pontos vermelhos. Normalmente aparecem vários pontos na pele, pois os mosquitos tendem a se alimentar repetidamente até se satisfazerem, embora uma picada sozinha também pode ter sido causada por um mosquito. As picadas de aranhas diferenciam-se dependendo da espécie. A característica comum de picadas de aranha é a semelhança com os círculos de um alvo. Forma-se uma pequena bolha no centro, circulada por um abscesso maior, geralmente rodeadas por uma borda circular pálida. As aranhas costumam picar uma única vez para se defenderem e então fogem.


Mosquitos podem transmitir de doenças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outros sintomas

As picadas de mosquitos geralmente coçam e incham mais. A mancha vermelha desaparece após alguns dias. Sintomas graves, como febre, cefaleia, náuseas, dores musculares e inchaço das glândulas podem indicar uma infecção aguda. Os mosquitos podem transmitir doenças. Picadas de aranha também coçam e incham. Algumas podem causar ardor e latejamento, devido ao veneno injetado. As pessoas podem ter reações diversas, como um desconforto leve, enquanto outras podem ter muita dor e sintomas comuns de doentes, como náuseas, dor de cabeça, ânsia de vômito, febre, dores musculares e articulares, pulsação rápida e exaustão.

Primeiros socorros

Normalmente não é preciso atenção médica para picadas de mosquito, a menos se houver sintomas graves. Aplique loções tópicas, como calamina, para aliviar os sintomas mais leves. Para picadas de aranha, lave a área afetada com água e sabão. Aplique uma compressão gelada para ajudar a diminuir a vermelhidão e o inchaço, elevar a parte afetada faz diminuir a circulação do veneno. Pode-se passar uma loção ou creme antibiótico para prevenir uma infecção.


Complicações

Os mosquitos são portadores comuns de doenças fatais em algumas partes do mundo, como a malária, a encefalite, a febre-amarela e a dengue. O veneno da maioria das aranhas é mínimo e raramente resulta em complicações graves. No Brasil, as aranhas venenosas mais comuns que exigem tratamento médico são a armadeira e a aranha-marrom. A probabilidade de complicações por causa de picadas de aranha aumenta em bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com problemas de saúde.