A doença de pele dermatofilose em equinos

Autor: John Pratt
Data De Criação: 16 Janeiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
A doença de pele dermatofilose em equinos - Artigos
A doença de pele dermatofilose em equinos - Artigos

Contente

A dermatofilose, cientificamente chamada de dermatofilose equina, é uma infecção de pele contagiosa que afeta a pele do dorso, dos flancos e dos membros posteriores. Ela é causada pela bactéria Dermatophilus congolensis, que entra nos folículos pilosos. A condição é ativada pela umidade, tal como quando o cavalo é mantido em pastagens muito úmidas.


Os cavalos que são expostos a pastagens extremamente úmidas por longos períodos de tempo são suscetíveis à dermatofilose (grasender Schimmel image by Otmar Smit from Fotolia.com)

Diagnóstico

Se a bactéria Dermatophilus congolensis aparecer nas manchas da parte inferior de uma crosta ou casca durante o exame, o diagnóstico é positivo.

Sintomas

A pele ao longo do dorso e em cada lado do pescoço do cavalo desenvolve lesões sarnentas com crostas. Sob as crostas, a pele encontra-se úmida, cheia de pus, vermelha e inflamada. Devido aos danos aos folículos pilosos, o eixo inteiro do cabelo sairá facilmente, deixando manchas carecas. A irritação extrema faz com que o cavalo sinta-se muito desconfortável e o declínio em sua condição corporal é aparente.


Causa

A bactéria Dermatophilus congolensis é o organismo principal associado à dermatofilose, embora outras bactérias possam tornar-se contaminantes secundários. A chuva constante lava os óleos protetores da pele, suavizando-a, e permite que o organismo tenha a oportunidade de invadir a epiderme.

Tratamento

O tratamento da dermatofilose, quando descoberta cedo, exige que a pele do cavalo esteja seca e com os pelos aparados para estimular o mecanismo de defesa natural do corpo. No entanto, se negligenciada, a doença requer tratamento tratamento mais rigoroso. Corte o pelo em torno das crostas e lave a pele com uma lavagem feita com medicamentos, tais como betadine ou clorexidina para remover as crostas. As feridas descobertas exigirão uma pomada antibiótica: penicilina, amoxicilina e eritromicina. Repita esse procedimento até que todas as áreas afetadas tenham sido tratadas.


Problemas secundários

Não deixe os cavalos que perderam uma grande quantidade de cabelo devido à dermatofilose expostos ao sol. Eles podem facilmente sofrer queimaduras graves. A aplicação de um protetor solar só contribui para o problema, já que eles contêm umidade, que alimenta as bactérias. Quando o cavalo estiver exposto, cubra-o com um cobertor e uma máscara para evitar moscas.