Contente
Quando um amigo perde um ente querido, é natural querer confortar a pessoa e demonstrar o quanto você se importa. Com frequência, pode ser difícil encontrar as palavras certas em um funeral ou face a face, mas é muito mais fácil colocar esses sentimentos na forma escrita. Compor um poema que celebre a vida da pessoa que se foi pode fornecer conforto em tempos de luto e é um presente sensível e ao mesmo tempo uma memória aos que ficam.
Instruções
Quando um amigo perde um ente querido, é natural querer confortar a pessoa (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Reúna ideias que celebrem a vida da pessoa que faleceu. Se você conhecia bem a pessoa ou não, existe uma grande probabilidade de que você tenha pelo menos ouvido amigos e parentes falando sobre recordações especiais e detalhes sobre a vida do falecido. Use esses detalhes e lembranças felizes como um ponto de partida. Dedique um tempo para fazer um brainstorm (tempestade cerebral) e escrever todas as ideias que lhe vem à cabeça.
Reúna ideias que celebrem a vida da pessoa que faleceu. (Photos.com/Photos.com/Getty Images) -
Amplie as ideias pensando em palavras descritivas que combinam com cada detalhe. Por exemplo, se a pessoa que morreu amava assar biscoitos, você pode escrever palavras como biscoitos, gotas de chocolate, aroma do lar, comidinhas caseiras, receitas de família, e assim por diante. Escreva quantas palavras você conseguir pensar. As primeiras palavras tendem a ser mais comuns e vão ficar cada vez mais interessantes à medida que você procurar por mais detalhes.
Amplie as ideias pensando em palavras descritivas que combinam com cada detalhe (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images) -
Coloque o seu rascunho inicial no papel. Você provavelmente vai ter que reescrever o poema diversas vezes, mas ajuda ter uma ideia inicial na qual você pode trabalhar em cima.
Coloque o seu rascunho inicial no papel (Thinkstock/Comstock/Getty Images) -
Use palavras que criem uma imagem mental para o leitor. Por exemplo, ao invés de "a porta," seja mais específico: "A porta cor de mirtilo com pintura descascada."
Use palavras que criem uma imagem mental para o leitor (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images) -
Edite ao ler o poema em voz alta várias vezes para ter certeza de que o fluxo das palavras é forte e tem boa cadência.
Leia o poema em voz alta várias vezes (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)
Escrevendo o poema
-
Escolha um papel para imprimir o poema. Se seu amigo é religioso, papéis com uma igreja ou cruz como marca d'água podem oferecer conforto. Se não, use papéis com imagens de paisagens bonitas, um pôr do sol ou uma calma imagem de montanha. Você pode encontrar diferentes opções na sua loja de preferência e online em lojas como a FineStationery.com.
Escolha um papel para imprimir o poema (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images) -
Escolha uma fonte. A maioria dos programas de edição de texto já vem com diversas fontes instaladas. Escolha uma que seja decorativa, mas fácil de ler. Muitas das fontes em script podem dificultar a leitura. Imprima várias folhas de teste em um papel em branco ou rascunho para ter certeza de que você está feliz com a apresentação.
Escolha uma fonte (Comstock/Comstock/Getty Images) -
Adicione os toques finais ao seu presente, colocando o poema em um quadro ou como um pergaminho e amarrando um laço ao redor. Dê o produto final como presente ou guarde como recordação pessoal.
Adicione os toques finais ao seu presente (Comstock/Comstock/Getty Images)
Apresentação é tudo
Dicas
- Considere a publicação online do poema, para que membros da família de fora possam lê-lo. Crie um blog gratuito em sites como blogspot.com, onde as pessoas podem adicionar seus próprios pensamentos ou comentários sobre o falecido. Inspire-se lendo poemas de outras pessoas. Você nunca sabe quando isso poderá provocar uma ideia. Só não copie. Sua produção deve ser única e focada na memória da pessoa que morreu.
- Considere a ideia de ler o poema no funeral se o resto da família concordar. Se você não consegue lê-lo sem ficar emocionado, peça a um amigo para fazer isso por você.
Aviso
- Se você está dando esse poema como um presente, pense em qual seria o momento certo para dá-lo. Durante o funeral não seria o mais adequado, já que as pessoas vão estar extremamente emotivas e abaladas. Pode ser melhor esperar alguns dias ou até duas semanas e então dar o poema como um presente. Isso vai permitir que o leitor o aprecie mais.