Contente
O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por um aumento de pressão intra-ocular, fluxo de sangue reduzido e perda de visão. Muitos tratamentos estão disponíveis, incluindo medicamentos, para ajudar a aliviar os efeitos. O exercício também é uma boa maneira de reduzir a pressão ocular e aumentar o fluxo de sangue. Fazer algum tipo de atividade diária pode reduzir bastante os sintomas do glaucoma.
O glaucoma é uma doença ocular (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Isométrica
Em exercícios isométricos, os músculos ficam tensos e mantidos no lugar, mantendo a tensão. Isto é bom para pacientes que apresentam uma gama limitada de movimentos. Um exemplo seria imaginar que você está empurrando algo contra uma parede de tijolos. Sente-se uma tensão nos músculos do olho, mas não existe movimento físico de verdade. Se você sofre de pressão alta, você não deve fazer este tipo de exercício, já que o aumento da tensão pode aumentar a pressão arterial.
Isotônica
Exercícios isotônicos trabalham para fortalecer os músculos oculares. Um exemplo seria levantar pesos ou halteres. Sim, levantar pesos pode de fato melhorar a sua saúde ocular. Este tipo de exercício faz com que os músculos se contraiam e trabalhem contra uma carga fixa. Exercícios isotônicos são os mais comumente utilizados na terapia de reabilitação.
Aeróbica
O exercício aeróbico tem sido usado para causar uma redução significativa na pressão intra-ocular. Ele também pode melhorar o fluxo de sangue para a retina e o nervo óptico. Um rápido passeio por 20 minutos, quatro vezes por semana, é um exemplo de exercício aeróbico que qualquer um pode fazer, independentemente da idade e do nível de habilidade. Ciclismo, corrida, natação, ou aulas de aeróbica reais também são outras opções.