Contente
O fertilizante de algas marinhas é uma maneira completamente orgânica de nutrir as plantas, pois as algas são ricas em nutrientes necessários, incluindo nitrogênio, fosfato e potássio, tornando-as uma escolha popular entre os jardineiros. O fertilizante de alga marinha também é absolutamente seguro para humanos e animais e é suave o suficiente para ser utilizado sempre que o jardim necessitar de adubação, mas o melhor de tudo é que esse fertilizante é fácil de se fazer.
Instruções
A alga marinha é um fertilizante orgânico efetivo (Abstract seaweed in blurred deep water image by Rey Kamensky from Fotolia.com)-
Verifique se em sua região é permitido coletar algas marinhas ao longo da costa. Caso não seja, considere comprá-las através da internet, mas tenha em mente que comprar algas marinhas pode ser mais caro do que comprar um fertilizante de algas em uma loja de artigos para jardinagem.
-
Colete as algas marinhas ao longo da costa, usando os sacos de lixo. Não retire algas diretamente do oceano, já que muitos dos animais e peixes dependem delas para sobreviverem.
-
Lave um balde de 19 litros ou outro recipiente grande com uma tampa de boa vedação, utilizando detergente líquido e água.
-
Enxague bem o balde.
-
Ponha o balde em um local quente, pois o calor acelerará o processo de decomposição e poderá ser difícil de movê-lo quando estiver cheio.
-
Ponha as algas marinhas no balde, enchendo-o a até 5 cm da borda.
-
Despeje água sobre as algas e feche bem a tampa do balde.
-
Mexa o conteúdo do balde uma ou duas vezes por semana, utilizando um bastão e lembre-se de sempre fechar bem a tampa do balde, pois assim o processo de decomposição será acelerado. Espere até que as algas estejam completamente decompostas, o que geralmente leva um mês. Se for usado um recipiente maior, o processo poderá levar mais tempo.
-
Dilua o líquido concentrado de algas em água, utilizando uma proporção de 1:16. O fertilizante de algas marinhas agora está completo.
Dicas
- Ponha o fertilizante de algas marinhas em um borrifador e borrife ao redor da base ou nas folhas das plantas.
- Aplique o fertilizante de algas marinhas uma vez por mês, ou mais, se necessário.
- Aplique o fertilizante pela manhã, quando o clima está mais frio. Isso ajuda a prevenir queimaduras nas plantas, especialmente quando o fertilizante for aplicado direto sobre as folhas.
- Para uma melhor absorção de nutrientes , aplique o fertilizante após umedecer o solo.
- A água da chuva ou irrigação pode remover os nutrientes do fertilizante antes que as plantas possam absorvê-los, portanto, evite regá-las no mesmo dia em que aplicar o fertilizante.
O que você precisa
- Algas marinhas
- Saco de lixo plástico
- Balde de 19 litros com tampa
- Água
- Borrifador de jardim