Contente
Muitas plantas de interior são perigosas para cães, incluindo as lírio-da-paz (spathiphyllum), que são bastante comuns. Ambas as folhas e flores são tóxicas.
Lírios-da-paz são tóxicos para cães (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Identificando lírios-da-paz
Os lírios-da-paz têm folhas verdes brilhantes e altas flores brancas. Por florescerem facilmente, esse é um tipo de planta de interior bem comum.
Efeitos
Se um cão consumir as folhas ou flores de lírio-da-paz pode sofrer de problemas gastrointestinais sérios e, nos casos mais severos, pode ter convulsões e até morrer.
Sintomas
Os sintomas incluem baba, náusea, vômito e diarreia. Em adição, o cão pode sofrer irritação da mucosa oral, como queimação na área da língua, boca e lábios, e pode ter dificuldade ao engolir.
Primeiros socorros
Enxágue a boca do seu cão com água em abundância e, em seguida, alimente-o com algum laticínio, como leite ou iogurte. Encoraje-o a beber muita água para poder urinar. Embora esses passos possam ajudar seu cão nos primeiros momentos, não deixe de procurar ajuda veterinária o mais rápido possível, pois a ingestão dessa planta pode causar falha renal.
Prevenção/Solução
A melhor prevenção é evitar ter essas plantas em casa. Mas se já as possuir, coloque-as em lugares altos para que que seu cão não consiga alcançá-las. E não se esqueça de sempre limpar as flores ou folhas que possam cair da planta.