Contente
- Ativação do compressor
- Compressão do gás refrigerante
- Dissipação do calor
- Válvula de expansão
- Resfriamento do refrigerador
- Desativação do compressor
Esquema de refrigeração e troca de calor
Ativação do compressor
O compressor de um refrigerador é tanto um motor como uma bomba que faz circular o fluido refrigerante pelo sistema. Os sensores de temperatura sinalizam ao compressor para iniciar o funcionamento quando a temperatura dentro do refrigerador se eleva acima da estabelecida. Nenhum refrigerador é completamente fechado; o ar frio vaza para fora, e o ar quente entra, fazendo com que a temperatura interna se eleve.
Esquema de refrigeração e troca de calorCompressão do gás refrigerante
Quando o compressor liga, ele movimenta o fluido refrigerante que está na forma líquida depois que o mesmo sai do evaporador. Os refrigeradores utilizam um tipo de gás refrigerante que se transforma em líquido em baixas temperaturas: -26,6 °C. O compressor então pressuriza o gás, comprimindo-o. Enquanto o gás é comprimido, a temperatura se eleva.
Dissipação do calor
O compressor puxa de volta o gás quente comprimido através da serpentina de metal na traseira ou embaixo do refrigerador. A serpentina permite que o calor se dissipe no ar. Pelo fato de o gás estar sob pressão, ele condensa ao se resfriar.
Válvula de expansão
O gás-líquido continua a fluir através do sistema até encontrar a válvula de expansão. A válvula força o líquido através de um furo muito pequeno, transformando-o em um misto muito frio, que evapora ao se mover através das serpentinas do freezer. Esta evaporação ocorre a -33 °C.
Resfriamento do refrigerador
Ao se mover através da serpentina, o gás-líquido retira o calor do interior dos compartimentos do freezer e da geladeira. Isto é baseado na segunda lei da termodinâmica: o calor se move de meios mais quentes para meios mais frios. O meio mais frio é o gás evaporante, e o meio mais quente é o ar do interior do refrigerador.
Desativação do compressor
A serpentina volta ao compressor. Quando o líquido atinge o compressor, a pressão é aplicada. O compressor envia de volta o gás quente através da serpentina externa para dissipar o calor no ar. O processo de compressão e evaporação continua até que a temperatura do refrigerador tenha retornado ao valor estabelecido. Uma vez que a temperatura esteja correta, os sensores enviam sinal ao compressor para que se desligue.