Contente
De acordo com o Dr. Richard Staehler, escritor médico da Spine-Health.com, injeção epidural de esteroide cortisona tem sido usada para tratar a dor e problemas na coluna lombar, incluindo dor ciática, desde 1952. Elas são usadas para controlar a dor e inflamação associada com a dor ciática, embora raramente sejam a única solução. Um plano de tratamento abrangente para a dor ciática muitas vezes inclui vários outros fatores, incluindo fisioterapia, mudanças de estilo de vida e exercícios de fortalecimento central.
Injeções de cortisona epidural são aplicadas diretamente no espaço na coluna vertebral (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
O que é cortisona?
A cortisona é um hormônio natural do corpo, produzido pela glândula supra-renal. Ela é usada em injeções epidural para dor ciática é uma forma semi-artificial que é útil para suprimir a inflamação. A dor ciática é geralmente um efeito secundário de um disco inflamado, abaulado ou herniado que faz pressão sobre o nervo ciático. Injeções de cortisona epidural colocam a cortisona diretamente na área problemática, o que alivia mais a dor e diminui o inchaço do que analgésicos tradicionais e esteroides orais.
Procedimento
Injeções de cortisona epidural são aplicadas diretamente no espaço na coluna vertebral. Anestésicos, como a lidocaína ou bupivacaína, e soluções salinas são comumente combinadas com a cortisona para tirar quaisquer objetos ou substâncias inflamatórias ao redor da área dolorosa. Se a primeira injeção é eficaz no alívio da dor e inflamação, o paciente pode ter até três injeções de cortisona por ano.
Benefícios
Injeções de cortisona epidural pode ajudar a bloquear a inflamação causada por fatores químicos e mecânicos, como uma hérnia de disco. Cortisona também ajuda a bloquear parcialmente a resposta do sistema imune para reduzir a dor causada por inflamação. Os efeitos positivos de injeções de cortisona para dor ciática tendem a ser temporários, durando de algumas semanas a um ano. Os benefícios a longo prazo de injeções de cortisona são discutíveis, e os estudos muitas vezes não fazem distinção entre os tipos de injeções usadas e os tipos de dor que em que são usados. Um estudo de 1998 publicado nos "Archives of Physical Medicine and Rehabilitation ("Arquivos de medicina física e reabilitação", em tradução livre) afirmou que 80% dos pacientes com dor ciática persistente sentiram algum alívio da dor com injeções de cortisona epidural, enquanto apenas 48% relataram alívio da dor com injeção de solução salina em placebo.
Considerações
Alguns pacientes não devem receber injeções de cortisona. É preciso analisar o histórico médico prévio com seus médicos antes de decidir sobre as injeções de cortisona como um potencial tratamento para a dor ciática. Os pacientes que têm algum tipo de infecção devem evitar injeções de esteroides até que a infecção seja eliminada. As mulheres grávidas devem ser cautelosas com a aplicação das injeções de cortisona. Fluoroscopia, um tipo de raios-x usado para controlar o local da aplicação da cortisona não pode ser realizado em mulheres grávidas. Os pacientes que tomam anticoagulantes ou tem um problema de sangramento, como hemofilia, também devem evitar injeções esteroides epidural.
Efeitos colaterais e riscos
Uma vez que a cortisona é um hormônio que ocorre naturalmente, não há reações alérgicas. Alguns pacientes podem apresentar reações alérgicas aos anestésicos combinados para as injeções, no entanto. A maioria dos efeitos colaterais são leves e ocorrem com menor frequência do que com o uso de esteroides por via oral. Efeitos colaterais comuns incluem ansiedade, rubor facial, febre, úlceras, insônia e dor de cabeça. Riscos que são mais graves são raros e incluem infecção no local da injeção, sangramento e dano do nervo.