O que levar em conta ao escrever uma carta de recomendação

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 11 Poderia 2024
Anonim
O que levar em conta ao escrever uma carta de recomendação - Artigos
O que levar em conta ao escrever uma carta de recomendação - Artigos

Contente

Se alunos ou amigos lhe pedirem para escrever uma carta de recomendação, pode ser que você se pergunte como fazer isso. É difícil saber como elogiar alguém sem fazer com que a pessoa pareça um super-herói. Há certas coisas que comitês e empregadores procuram em cartas de recomendação, que os ajudam a determinar se o candidato é adequado para receber o prêmio ou ocupar uma vaga de emprego. Basta apenas um pouco de conhecimento para escrever uma boa carta.


Escrever uma carta de recomendação requer conhecimento (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Forneça informações específicas

Apenas escrever uma carta de recomendação sobre uma pessoa não basta para convencer alguém que ele deve acreditar no que você tem a dizer. Informações específicas sobre o que você conhecer sobre o candidato e por que ele é uma boa escolha para o cargo é crítico para a recomendação funcionar. Pense em razões específicas pelas quais a pessoa é a mais adequada para o emprego. Diga ao leitor o quanto você conhece bem o candidato e por que ele merece seus elogios.

Qualificações

Tente falar sobre as qualificações específicas do candidato que tenham a ver com a posição ou bolsa de estudo à qual ele está se candidatando. Lembre-se do que você sabe sobre o candidato, escrevendo a carta de maneira a destacar as razões pelas quais essa pessoa específica é qualificada para esse emprego ou prêmio em particular. Ajuda muito se você conhecer bem a pessoa, ao invés de apenas conhecê-la superficialmente. Generalizações sobre as qualidades pessoais geralmente não são muito úteis no processo de recomendação, e devem ser evitadas.


Evite elogios infundados

Cartas de recomendação que vão de um elogio a outro são geralmente consideradas fracas. Com certeza, você deve incluir elogios, mas baseados em razões concretas na visão do leitor. O candidato precisa ter feito algo que o faça merecer o elogio, e isso deve ser claramente documentado na carta de recomendação, para que seja útil para o comitê ou pessoa que tomará a decisão. Elogios gratuitos e infundados são apenas um desperdício de espaço em uma carta de recomendação.

Tome cuidado com o excesso de crítica

Escrever críticas em uma carta de recomendação é algo que não deve ser feito. Vai prejudicar a imagem do candidato e pode diminuir seriamente suas chances de sucesso. Se você não pode escrever uma carta de recomendação positiva e honesta, é melhor dizer "não" à pessoa. Espera-se que o autor de uma carta seja honesto, e críticas e elogios falsos vão apenas machucar o estudante que confiou em você. Será mais profissional e bem melhor para o candidato se você recusar o pedido de escrever a carta de recomendação.