Contente
Se você quer criar um show de luzes coloridas ou uma luz chamativa para sua bicicleta, ou se simplesmente quer melhorar sua habilidade com circuitos eletrônicos, precisará saber como ligar LEDs em paralelo. Essa atividade não leva muito tempo, mas terá que tomar cuidado, pois você não deve fornecer corrente em excesso para os LEDs, para que não queimem. Para proteger seus LEDs ligados em paralelo, você deverá colocar um resistor limitador de corrente em série com cada LED de seu circuito em paralelo.
Instruções
Ligue LEDs de diferentes cores em paralelo para criar painéis luminosos coloridos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Conecte o fio catódico (positivo) de um dos LEDs (LED A) a uma ponta de um resistor de 1000 Ohm (Resistor A).
-
Ligue o fio catódico (positivo) do outro LED (LED B) a uma ponta de outro resistor de 1000 Ohm (Resistor B).
-
Conecte as outras pontas do Resistor A e do Resistor B.
-
Conecte o fio anódico (negativo) do LED A ao mesmo fio do LED B.
Dicas
- O valor dos resistores de limitação de corrente, A e B, devem ser aumentados ou diminuídos de acordo com a fonte de energia e a corrente máxima suportada pelos LEDs. Se a fonte que alimenta o circuito for muito potente, pode ser preciso aumentar o valor dos resistores, para que a corrente não exceda a especificação máxima dos LEDs. Por outro lado, o valor dos resistores pode precisar ser reduzido se os LEDs não acenderem, pois a corrente fornecida pela fonte pode não ser suficiente. Na maioria das aplicações, a fonte precisa fornecer, pelo menos, 2 volts para que os LEDs acendam.
Aviso
- O uso incorreto de dispositivos e componentes eletrônicos pode causar um incêndio, ferimentos sérios e até morte. Tenha sempre a supervisão de um técnico em eletrônica ou engenheiro eletrônico certificado em segurança. Obtenha um certificado de segurança antes de trabalhar com equipamentos e componentes eletrônicos.
O que você precisa
- 2 LEDs
- 2 resistores de 1000 Ohm