Contente
A Nova Zelândia é o lar de vários animais e alguns deles têm sido afetados pelo crescimento da população humana de várias formas, entre elas a poluição, a destruição do habitat e predadores introduzidos no ambiente (animais de estimação). Conhecer os animais em perigo é o primeiro passo para garantir que eles não sejam extintos.
A pesca baleeira comercial ameaça as espécies da região (whale fin image by Trevor Allen from Fotolia.com)
Kiwi
A população de Kiwis da Nova Zelândia diminuiu cerca de 86% nos últimos 36 anos, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaças da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). Os predadores introduzidos, como cães domésticos, são a principal ameaça.
Baleias
A Baleia-Sei (ou baleia-sardinheira), a Baleia-Azul e a Baleia-Fin são baleias nativas do oceano que cerca a Nova Zelândia e Austrália. A atividade baleeira comercial dos japoneses é a principal ameaça.
Golfinho-de-Hector
O Golfinho-de-Hector, típico da Nova Zelândia, teve uma diminuição em sua população de quase 75% de 1970 a 2009, de acordo com a Lista Vermelha de Pesca Excessiva da IUCN. A pesca excessiva, a poluição e a mudança de habitat são as principais ameaças.
Pinguim de Crista
Essa espécie de pinguim vive apenas nas Ilhas Bounty e Ilhas Antípodas da Nova Zelândia. Entre as ameaças, estão fatores como a poluição, porém há pesquisas sendo feitas para descobrir por que a procriação desse animal é escassa nas ilhas.
Archey
Em apenas sete anos, de 1996 a 2002, o número de sapos Archey caiu em 88%. A razão específica para essa queda ainda é desconhecida, mas acredita-se ser uma doença ou infecção por fungos. O Grupo de Recuperação dos Sapos Nativos do Departamento de Conservação da Nova Zelândia começou uma nova unidade para a reprodução dos sapos.