Contente
O acabamento em gesso sempre envolveu lixar e alisar o material após sua secagem. Embora essa seja uma maneira eficaz, ela enche o ar de partículas de poeira nada saudáveis para os pulmões. Felizmente, lixar com a ajuda de uma esponja diminui esse problema, pois ela umedece primeiro o gesso antes que a poeira tenha uma chance de entrar na atmosfera. Esse procedimento também deixa o acabamento mais liso, principalmente se o gesso for grosso. Você pode usar uma esponja para lixar sua parede de gesso durante um ou dois dias, dependendo do tamanho do projeto.
O acabamento em gesso sempre envolveu lixar e alisar o material após sua secagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Lixar com esponja
Uma esponja específica para lixar vem em diversos tamanhos — de grão 60 até 220. Ela possui uma almofada de lixa de cada lado e pode ser tranquilamente mergulhada em água. Porém, não é uma boa ideia usar uma esponja 60 a menos que a parece de gesso esteja bastante grosseira.
Molhe a esponja e comece a esfregar o gesso seco — esse processo pode exigir diversos mergulhos da esponja em água. Assim, você terminará com uma mistura pastosa que gruda tanto na parede quanto na esponja. No entanto, continue a mergulhar a esponja em água e a esfregar o gesso até alisar toda a área. Tente não molhar as paredes próximas.
Lixar com malha
Você também pode umedecer o gesso com uma esponja comum e depois lixá-lo com uma malha. Essa malha pode ser encontrada em qualquer loja de materiais de construção. Além disso, você pode comprar um equipamento que segura a malha enquanto você lixa. Molhe a esponja e esfregue-a bastante no gesso. Ele começará a ficar pastoso. Continue o processo, mergulhando a esponja em água e espremendo-a com frequência. Após a finalização dessa etapa, a parede ficará com resíduos de gesso. Utilize, portanto, a malha para lixar a parede, mas apenas após o gesso ter secado um pouco.