Contente
Uma importante consideração ao escolher uma raça de cachorro para sua casa é se a queda de pelos é um problema ou não para você. Se for, há várias raças que perdem pouco pelo e cujo odor não é muito forte. Algumas dessas raças possuem pelagem extremamente curta que não exigem muita manutenção e outras que não caem, mas requerem cuidados profissionais.
Muitas raças de cachorros perdem muito pelo, mas algumas não (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Dachshunds
O dashshund é uma raça atraente que possui três tipos de pelagem diferentes: lisas, suaves e longas. Elas caem muito pouco. Os três tipos requerem pouca atenção, além do banho e escovação ocasionais. Esses cães se lambem, o que os mantem sempre muito limpos e sem odor de cachorro, o que os tornam adequados para pessoas com alergias. Essas raças podem ter três tamanhos: normal, miniatura e pequeno. Eles gostam de brincar e são dedicados com seus donos.
A pelagem dos dachshund requer pouca manutenção (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)Basenji
Uma das raças de cães mais exigentes é o Basenji. Essa é uma boa escolha para um dono preocupado com a limpeza do seu cachorro. Eles lambem seus pelos, semelhante a um gato, e não possuem odor. Sua pelagem requer pouca atenção e eles são considerados hipoalergênicos. No entanto, este cão não é para todas as famílias. Eles são muito ativos e amam mastigar. Eles são os melhores com crianças mais velhas.
Poodles
O poodle é uma das raças mais inteligentes e não perde pelos. Eles possuem uma camada de pelos densa que a maioria dos donos escolhem manter cortada para diminuir os banhos e tosas. Eles não cheiram mal, mas precisam sempre de banhos frequentes devido à oleosidade criada em seus pelos. O poodle é um cachorro atlético e ativo que é facilmente treinado. A raça possui tamanhos normal, miniatura e pequeno, que pesam de 4,5Kg a quase 30Kg.
O poodle é uma raça inteligente que não perde pelos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Boston Terriers
O Boston Terrier é um cachorro pequeno com pelagem muito curta e que cai pouco. O único cuidado necessário é uma massagem com toalha algumas vezes por semana e banhos ocasionais. Seus pelos são quase livres de odores. Apesar de não ser um "terrier" como seu nome indica, eles são membros do grupo de cães não-esportivos. O Boston é uma raça maravilhosa e cômica de se ver e é dedicado à sua família.
Os pelos curtos do Boston Terrier requerem poucos cuidados (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)