Contente
- Teste de lipase
- Resultados normais
- Deficiência familial de lipoproteína lipase
- Tratamento de deficiência de lipase
- Lipase alta
A lipase é uma enzima que o pâncreas libera no intestino delgado. Essa substância ajuda o sistema digestivo a quebrar moléculas de gordura em ácidos graxos. Os médicos podem pedir aos pacientes para fazerem um exame de sangue para analisar os níveis de lipase, a fim de diagnosticarem desordens pancreáticas.
Os médicos podem pedir aos pacientes para fazerem um exame de sangue para analisar os níveis de lipase. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Teste de lipase
De acordo com a U.S. National Library of Medicine, um profissional da saúde usa uma agulha e um tubo de coleta para retirar uma amostra de sangue da veia de um paciente e faz o teste para níveis de lipase.
Resultados normais
Pacientes com resultados normais de lipase no sangue possuem entre 0 a 160 unidades de lipase por litro de sangue. Níveis baixos geralmente são considerados normais, já que a lipase pode aparecer no sangue devido a um pâncreas danificado.
Deficiência familial de lipoproteína lipase
Pessoas sem lipase no sangue podem ter uma deficiência genética de lipoproteína lipase, uma doença rara, que causa cólica em crianças, bem como náusea e dor nos músculos, ossos e abdômen. Essa desordem também causa o aumento de níveis de triglicerídeos no sangue, inchaço do baço ou do fígado e casos repetidos de pancreatite.
Tratamento de deficiência de lipase
Médicos podem recomendar que os pacientes, que possuem a deficiência familial de lipoproteína lipase, mantenha uma dieta com consumo reduzido de gorduras e que tomem vitaminas solúveis D, E e K.
Lipase alta
Pessoas com altos níveis de lipase sanguínea podem ter gastroenterite viral ou um bloqueio estomacal ou úlcera. Desordens no pâncreas, como a pancreatite, câncer pancreático e coleciste podem resultar em altos níveis de lipase no sangue de um paciente.