Contente
Metas são importantes para adolescentes, uma vez que elas dão motivação para mantê-los animados ao enfrentar os desafios da adolescência. Definir metas regularmente deve se tornar um hábito para o jovem, caso ele queira ter sucesso em empreitadas futuras. As metas não precisam ser grandes e, na verdade, se forem pequenas, são mais fáceis de serem definidas e alcançá-las, o que o mantrá motivado a continuar trabalhando para atingir seus sonhos maiores. A definição de metas deve ser ensinada e reforçada desde tenra idade para melhores resultados.
Instruções
Metas são importantes para adolescentes, uma vez que elas dão motivação para eles enfrentarem os desafios da adolescência (Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Estabeleça metas pequenas que possam ser atingidas em pouco tempo. Metas diárias incluem realizar tarefas, tirar dez em uma prova ou terminar um trabalho. Estabeleça uma linha do tempo para quando a meta deve ser atingida, para dar um senso de urgência.
-
Identifique os obstáculos que possam impedir a meta de ser alcançada. Alguns obstáculos são externos, como as questões difíceis de entender um teste ou um livro que possua muitas páginas. Outros são internos como preguiça, cansaço ou doenças.
-
Planeje como o adolescente superará esses obstáculos. Por exemplo, um tutor pode ajudar a superar uma aula difícil e um trabalho pode ajudar a conseguir dinheiro para comprar um carro. O planejamento correto pode combater a procrastinação ou o cansaço.
-
Escreva as metas, os obstáculos e o plano para atingi-las, e olhe diariamente para ver qual progresso está sendo feito, ou quais erros aconteceram.
-
Acompanhe o adolescente enquanto ele executa os planos para superar os obstáculos e conquistar as metas imediatas.
-
Determine metas maiores com maiores consequências, como uma escolha de curso superior potencial ou plano de carreira. Use o mesmo método para identificar de obstáculos e solucionar problemas, para que as metas maiores também possam ser atingidas.