Contente
O papel dos padrinhos começou cedo na história do catolicismo, quando um novo candidato à fé precisava ser representado para a comunidade como espiritualmente preparado para receber os sacramentos. Hoje, o papel dos padrinhos na vida de uma criança continua ser o aconselhamento espiritual, e acima de tudo agir como um patrono para o sacramento da confirmação. Pedir a um amigo que preencha este papel não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve o investimento da responsabilidade espiritual da pessoa sobre o seu filho.
Instruções
Padrinhos oferecem aconselhamento espiritual a uma criança enquanto ela progride nos sacramentos iniciais da Primeira Eucaristia (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)-
Leia os requisitos canônicos católicos para qualidades que uma pessoa deve ter para tornar-se um padrinho, e qualidades que a desqualificam para o papel. Estas estão listadas na referência abaixo, "O papel do padrinho". Esta pessoa deve ser batizada na igreja católica, ter recebido eucaristia e ser confirmada. Algumas destas estipulações determinam que a pessoa deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar vivendo de acordo com as leis da Igreja e ser um membro ativo da mesma.
-
Escolha alguém que seja qualificado como candidato adequado para ser padrinho de seu filho. Essa pessoa deverá estar presente no batismo do seu filho, e mais tarde em sua primeira comunhão e confirmação. A pessoa deve ser alguém para quem seu filho continue podendo recorrer com perguntas a respeito da religião católica, e que você acha que age como modelo positivo do catolicismo.
-
Entre em contato com a sua paróquia para descobrir a disponibilidade do padre para o batismo da criança. Faça isto para poder dar ao seu amigo uma noção do tempo para o nascimento da criança, leve em conta também se o diácono ou padre de sua paróquia estará disponível para fazer o batismo. É preciso ter certeza de que seu amigo poderá ir ao batismo de seu filho.
-
Peça que seu amigo seja padrinho de seu filho de uma forma que combine com sua amizade. Você pode convidá-lo pra um almoço, jantar ou café em um restaurante ou em sua casa. Ou pode simplesmente ligar ou mandar um e-mail perguntando. A forma escolhida depende da formalidade da sua relação.
-
Tenha certeza de que seu amigo sabe que aceitar o papel de padrinho será um comprometimento ao longo de décadas de vida do seu filho.
Dicas
- Mantenha contato com os padrinhos de seu filho caso se mude.
Aviso
- Padrinhos não são obrigados pela Igreja Católica a dar presentes para seu filho em datas especiais como aniversários ou Natal.