Contente
O céu é uma parte importante de qualquer cena ao ar livre, mesmo que o principal interesse da imagem seja algo completamente diferente, como uma casa. Mesmo se o principal elemento do quadro for bem pintado, se o céu for uma mancha azul esquecida, isso irá arruinar toda a pintura. Da mesma forma, não é muito comum ver um céu completamente sem nuvens, e não há sentido pintar o céu lindamente com alguns borrões brancos por cima. Pintar nuvens é uma técnica bastante simples que pode acrescentar qualidade ao trabalho final.
Instruções
Basear-se em uma fotografia é a maneira mais fácil de começar (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)-
Selecione seus materiais. A tinta à óleo demora bastante para secar, por isso é ideal para um projeto longo que pode demorar vários dias. Ela também pode ser misturada com um pouco de aguarrás para poder ser modificada depois que começar a secar. Tintas acrílicas são mais adequadas para projetos muito mais curtos, pois secam mais rapidamente, mas é mais fácil de limpar de pincéis. Ao usar tinta à óleo, é importante que os pincéis estejam bem limpos após cada uso, utilizando uma solução especial. Se o pincel for deixado na solução, ele irá perder a sua forma. A tinta acrílica pode ser removida de pincéis com água e sabão.
Experimente com tinta à óleo e acrílica, para decidir qual você prefere (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images) -
Pinte o céu na tela, começando com uma base azul. Comece na parte de cima da tela, passando o pincel em movimentos horizontais. Ao mover para baixo, a cor de base precisa iluminar-se em direção ao centro da tela. Experimente com uma mistura de cores até produzir um azul muito acinzentado. Dessa vez, comece na parte inferior da tela e clareie a medida em que se aproximar do centro. Essa é a base para o seu céu de nuvens, e o cinza forma um céu ligeiramente nublado.
Nuvens nunca são completamente brancas (David De Lossy/Photodisc/Getty Images) -
Crie nuvens aplicando de uma camada base de branco ao redor da área superior da tela. Mova o pincel de um lado para o outro, para que haja um ponta definida de um lado, desaparecendo no céu azul do outro lado, conforme a tinta acaba.
Note como as nuvens se misturam no céu azul (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images) -
Continue até fazer uma boa quantidade de nuvens no céu. Sobreponha-as de maneira que a extremidade brilhante e nítida de um conjunto de nuvens sobreponha as extremidades mais suaves e difusas das nuvens anteriores.
Sobreponha as nuvens e não dê à cada uma seu próprio espaço (NA/Photos.com/Getty Images) -
Misture uma cor cinza muito leve e aplique-a sobre a camada base de nuvens, deixando a parte superior branca e descendo até a parte inferior de cada nuvem.
Use a mesma técnica, mas cores diferentes para criar um céu tempestuoso (Thinkstock/Comstock/Getty Images) -
Misture uma pequena quantidade de amarelo ao cinza claro para criar um brilho quente e ensolarado. Comece na parte inferior de cada nuvem e mova em direção ao centro, deixando cada vez mais claro.
A adição de cor na parte inferior das nuvens dá um efeito 3-D (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Dicas
- Se não estiver se baseando em uma imagem, lembre-se de escolher o local onde o sol está brilhando em sua pintura. As nuvens devem estar mais brilhantes de um lado — o lado em que o sol estiver.
O que você precisa
- Tela
- Tinta à óleo ou acrílica
- Pincéis