Contente
Pode-se propagar hibiscos perenes usando sementes, podas ou alporquias, enxertia ou enxertos. Cultivar novas plantas por cortes de poda é um método simples de clonagem para conseguir uma réplica genética exata da planta mãe. Para melhores resultados, este procedimento deve ser feito na primavera ou início do verão. Podas feitas com solos bem drenados, luz do sol filtrada e umidade têm as maiores sobrevidas e índices de geração de raiz. Nenhuma ferramenta especial ou conhecimento de horticultura é necessário para cultivar novos hibiscos através do método de podas.
Instruções
Os hibiscos são facilmente clonados através da poda de raiz feita na primavera ou começo do verão (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Enxague e deixe escorrer a areia. Misture partes iguais de turfa e areia molhada. Coloque torno de 10 cm desta mistura em um vaso de planta que tenha buracos para drenagem. Molhe a mistura e deixe drenar. Isso compacta a plantação, eliminando bolsas de ar. Use um lápis para fazer os buracos no solo, com aproximadamente 4 cm de profundidade e 10 cm de distância entre si.
-
Colha as mudas cortando a planta mãe na primavera ou no início do verão. As mudas devem ser cortadas do fim do tronco, com 12 a 15 cm de comprimento. Corte qualquer floração ou folha da base a 5 cm da muda. Mergulhe 3 cm da base da muda no hormônio em pó para raiz. Gentilmente, coloque a muda no buraco da plantação. Pressione a terra em volta da porção da muda. Repita se desejar plantar múltiplas mudas.
-
Coloque um saco plástico por cima das plantas e vaso. Não feche o fim do saco. Faça quatro ou cinco buracos de 2,5 cm no topo do saco. Isso ajudará a manter a umidade das podas, necessária para a raiz. Alguma circulação de ar é necessária para prevenir o crescimento de fungos. Coloque o vaso em uma área de temperatura relativamente constante entre 21 °C e 27 °C. As mudas devem receber luz do sol filtrada.
-
Monitore as mudas e molhe quando achar que a terra parece seca. As folhas deverão murchar nos primeiros dias após a plantação. Borrife as folhas com água duas vezes por dia. Após quatro a seis semanas, você deve começar a notar um novo crescimento na muda. Neste ponto, você pode retirar a bolsa de plástico e continuar a molhar a planta jovem diariamente. Após seis a oito semanas, seu clone viável deve estar pronto para ser transportado para o seu jardim.
O que você precisa
- Areia grossa
- Turfa fibrosa
- Vasos de planta com buracos de drenagem
- Badejas de drenagem
- Faca limpa e afiada
- Hormônio em pó para a raiz
- Garrafa de spray
- Saco plástico transparente
- Tesouras