Contente
Juntar dois materiais que possuem propriedades físicas diferentes como metal e fibra de vidro pode ser problemático, pois se os materiais encontrarem tensão, eles provavelmente irão quebrar no ponto mais fraco. A fibra de vidro, sendo o mais fraco dos dois, irá quebrar na junção, ou em um ponto de tensão criado durante o processo de união. Quando painéis de fibra de vidro são presos ao metal, a junta deve ser presa com um adesivo estrutural epóxi e, então, apertado mecanicamente.
Instruções
Muitos veículos modernos são uma combinação de aço e painéis de fibra de vidro (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)-
Limpe as superfícies que serão unidas. Qualquer poeira, contaminação ou materiais estranhos na superfície irão interferir com a união do adesivo epóxi.
-
Molde as duas partes de forma que crie uma flange ao longo de toda a junção entre os materiais. Isso irá maximizar a área de ligação e minimizar a possibilidade de rupturas.
-
Aplique o adesivo estrutural epóxi na superfície da fibra de vidro. Pressione a parte no lugar, combinando com a peça de metal.
-
Prenda a fibra de vidro com fita para que não se mova. Após a peça ser presa, use os parafusos autoperfurantes, rebites ou outro prendedor de metal adequado. Coloque os prendedores a uma distância de 7,5 cm a 10 cm entre si ao longo do perímetro da peça de fibra de vidro para obter a força máxima de ligação.
-
Remova a fita e deixe o adesivo curar de acordo com as instruções do fabricante.
-
Reforce a junta com tecido de fibra de vidro e resina, se for o caso. Cubra as pontas da junção com uma camada adicional, se possível.
O que você precisa
- Adesivo estrutural epóxi
- Prendedores de metal, como parafusos autoperfurantes ou rebites
- Tecido e resina de fibra de vidro