Contente
Sua coluna vertebral é composta por vértebras separadas por discos semelhantes à cartilagens, que funcionam como almofadas e absorvem choques em suas costas. Quando uma lesão ou uma doença degenerativa enfraquece ou rompe o disco, seu centro escapa e comprime o nervo espinhal, causando dor. Recuperar-se de uma hérnia de disco lombar leva muito tempo, mas há algumas diretrizes de tratamento que podem ser seguidas para reduzir os sintomas.
Instruções
Cuide de sua coluna para evitar dores (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)-
Repouse na cama por até duas semanas. Certifique-se de que seu colchão esteja firme. Se não estiver, coloque um estrado por baixo.
-
Deitar-se de forma absolutamente reta não é necessário, a não ser que essa posição ofereça maior alívio da dor. Pode ser uma boa ideia elevar um pouco suas pernas e coxas para reduzir a tensão nas costas. Tente colocar um pequeno travesseiro embaixo dos joelhos.
-
Evite deitar-se de bruços.
-
Coloque um travesseiro entre os joelhos toda vez que estiver descansando de lado.
-
Saia da cama deitando-se de lado e se apoiando para sentar.
-
Evite constipação. Repouso prolongado diminui a função intestinal e os intestinos tornam-se lentos. Tente um laxativo leve que produza volume se você estiver com dificuldades intestinais. Coma muitas frutas, legumes e alimentos ricos em fibras enquanto estiver de cama (de 50 a 75% de sua dieta).
-
Esforço para evacuar deve ser evitado, pois aumenta a pressão em sua coluna e piora a dor de disco.
-
Peça a seu médico uma prescrição de relaxantes musculares. Espasmos musculares são comuns na fase aguda da dor de hérnia de disco. Aspirina e ibuprofeno não são muito eficazes durante a fase aguda.
-
Reduza o estresse muscular em suas costas respirando fundo através de seu diafragma.
-
Assista televisão, escute músicas ou peça que alguém leia um bom livro para você. Isso o ajudará a se distrair da dor.
-
Aplique compressas quentes ou geladas. Em geral, o calor funciona melhor do que o frio. Alguns pacientes acham que compressas geladas funcionam melhor. Comece colocando uma almofada aquecida na menor temperatura em suas costas.
Fase aguda da recuperação
-
Saia da cama deitando-se de lado e se apoiando para sentar.
-
Use um suporte para sustentação extra na coluna.
-
Sente-se em cadeiras retas. Evite cadeiras ou móveis muito estofados, pois será difícil levantar-se depois de se sentar neles.
-
Levante-se a cada 30 minutos da cadeira para se esticar.
-
Mantenha seus pés planos no chão quando estiver sentado.
-
Evite movimentos rápidos e bruscos.
-
Evite constipação. Mesmo que você esteja em pé e fora da cama, seus intestinos irão continuar preguiçosos até você poder voltar às suas atividades normais. Tome um laxativo leve de vez em quando. Coma muitos alimentos ricos em fibras. Enemas devem ser evitados pois podem causar arritmia cardíaca.
-
Peça uma massagem gentil a alguém. Tome o cuidado de não esfregar muito sobre o disco rompido. A massagem é para relaxar os músculos das suas costas e ombros e reduzir o estresse em sua coluna.
-
Tome aspirina ou ibuprofeno.
-
Só carregue objetos bem leves, como sua toalha de banho ou seu pijama.
-
Tome duchas em vez de banhos de banheira, pois são mais gentis com os músculos das suas costas. Se você adora banhos quentes na banheira, deve receber ajuda de alguém para entrar e sair dela.
-
Aplique uma almofada de aquecimento ou compressa quente na parte inferior das suas costas.
-
Pratique exercícios simples de alongamento conforme recomendado por seu médico.
-
Pegue leve enquanto puder. Dê às suas costas tempo o bastante para se curar.
A fase de recuperação inicia após passar a fase aguda
Aviso
- Relaxantes musculares podem ser viciantes. Tome cuidado para não tomar mais do que você realmente precisa ou por mais tempo do que o necessário. Não é incomum que pessoas com dores crônicas nas costas tornem-se dependentes de drogas anestésicas.
- Nunca coloque gelo diretamente na sua pele. Coloque-o sempre em uma bolsa ou enrole-o em uma toalha. Gelo pode queimar a pele.
- Nunca tome mais do que oito aspirinas em 24 horas e nem mais do que seis ibuprofenos nesse mesmo período.
- Se você tiver dúvidas ou preocupações, entre em contato com um médico ou outro profissional da saúde antes de se envolver em um atividade relacionada à saúde e dieta.
- Estas informações não são destinadas a substituir conselhos ou tratamentos médicos profissionais.