Contente
Níveis elevados de enzimas hepáticas na corrente sanguínea são o principal indicador de doença do fígado. Os níveis baixos de alanina transaminase (ALT) e de aspartato aminotransferase (AST) no sangue são normais, mas os níveis altos exigem uma ação. Mais enzimas ALT e AST serão capazes de entrar no sangue se a membrana hepática estiver se degenerando. Mas esta situação não é razão para entrar em pânico, mas indica sim um problema que requer modificações em seu estilo de vida.
Instruções
Há muitas causas possíveis de níveis sanguíneos elevados de ALT/AST (blood testing image by John Keith from Fotolia.com)-
Faça exames para detectar hepatite, bem como outras doenças e problemas, como diabetes e doença cardíaca que podem provocar a elevação dos níveis de ALT e AST. Peça a um médico para examiná-lo quanto a essas afecções. É importante descartar riscos elevados ou lidar com eles.
-
Mude seu estilo de vida. Corte os produtos que destroem o fígado, como álcool, cigarros e comida industrializada. É necessário eliminar as toxinas de seu corpo para dar tempo ao fígado para se recuperar. Beba muita água e sucos de frutas. Introduza mais vegetais e frutas em sua dieta e limite as carnes vermelhas.
-
Exercite-se mais. Ao exercitar-se com mais frequência você estará queimando o excesso de gordura e limpando seu sistema de outra maneira. Fígados gordurosos podem provocar níveis elevados de ALT/AST. Ficar em forma realmente ajuda. Tenha calma no início e vá evoluindo lentamente; até mesmo fazer uma caminhada ajuda. Todavia, evite os exercícios extenuantes antes de fazer um teste enzimático, pois aumentarão artificialmente sua contagem de ALT/AST.
-
Avalie o medicamento a tomar. Muitos antibióticos, drogas redutoras de colesterol, analgésicos, anticonvulsivantes e fármacos cardioavsculares podem provocar os níveis elevados de AST e ALT. Converse com o seu médico ou farmacêutico sobre outras opções.
Aviso
- Evite exercitar-se se tiver lesionado um músculo. Deixe o músculo repousar e se reparar. Músculos lesionados podem provocar a elevação dos níveis enzimáticos, se forem estressados por meio de exercício.