Contente
A condensação pode se acumular dentro do vidro de um relógio sempre que ele for exposto a muita água, nevoeiro extremo ou umidade. Se o relógio estiver dentro do prazo de garantia, a maioria dos fabricantes recomenda àqueles que estão familiarizados com o funcionamento do relógio a remover a condensação. No entanto, se a garantia expirou, sempre existem maneiras de se resolver o problema por conta própria.
Instruções
Remova a condensação do relógio (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Remova a parte traseira do relógio cuidadosamente. Se houverem instruções que tenham vindo com o relógio, utilize-as para garantir que não o danificará. Caso contrário, escolha ferramentas de joalheria para erguer a parte traseira do relógio sem medo de causar danos permanentes.
-
Verifique se o selo entre os dispositivos do relógio e o invólucro está intacto. Se estiver danificado ou quebrado, será necessário substituí-lo para evitar que o mesmo tipo de problema aconteça novamente. No entanto, esteja ciente de que nem todos relógios possuem esse selo. Então, se não encontrar um, simplesmente pule para o próximo passo.
-
Verifique se há água acumulada dentro do relógio. Utilize uma lupa para enxergar de forma mais clara os componentes do equipamento. Se a umidade realmente estiver presente, será necessário tratar tanto do vidro do relógio quanto dos seus acessórios contra a condensação.
-
Remova a condensação do vidro com um pano limpo e que não solte fiapos. Com auxílio da lupa, verifique de perto para ter certeza de que não manchou ou riscou o vidro. Caso isso tenha acontecido, utilize um pouquinho de limpador de vidros em um cotonete para amenizar o problema e, em seguida, seque novamente com o pano.
-
Se o problema de umidade no interior dos acessórios for leve ou se não for possível determiná-lo, segure cuidadosamente o relógio sobre a lâmpada quente de uma luminária. O calor da lâmpada deverá remover qualquer condensação menor dentro de alguns minutos sem danificar as peças.
-
Coloque o vidro e os acessórios sob luz solar direta, se estiver com medo de tocar em qualquer mecanismo interno do relógio. Deixe descansar no local até notar que a umidade se foi, com auxílio da lupa.
-
Utilize um secador de cabelo, ajustado para potência baixa a média, para eliminar condensação de nível leve a médio, tanto do vidro quanto dos acessórios.
-
Verifique se o relógio está funcionando adequadamente. Observe-o por cerca de duas horas para ter certeza de que não está atrasando ou se apresenta outro problema de funcionamento. Se estiver, tente substituir a bateria e verifique novamente. Se, aparentemente, estiver funcionando adequadamente, siga para o próximo passo. Caso contrário, talvez seja necessário levá-lo a um joalheiro para um conserto completo.
-
Recoloque a parte traseira do relógio e certifique-se de que encaixa confortavelmente no lugar. Se não encaixar, talvez o selo não esteja na posição correta. Ajuste-o até que o relógio feche adequadamente.
-
Verifique novamente se o vidro continua limpo e se o relógio funciona adequadamente antes de colocar a parte traseira completamente no lugar.
Dicas
- Se o relógio estiver dentro do prazo de garantia, é melhor levá-lo a um joalheiro para evitar a sua perda ao tentar consertá-lo por conta própria.
- Se o relógio for caro, pode ser de seu interesse pagar um profissional para resolver o problema ao invés de arriscar estragá-lo.
- Utilize selos que sejam feitos especificamente para o seu tipo de relógio pois caso contrário, a parte traseira pode não fechar adequadamente e resultar em mais danos.
- Se não possuir um selo novo de relógio à mão, verifique com os joalheiros locais para saber onde comprar um.
- Baterias de relógio podem ser compradas na maioria dos supermercados, lojas de baterias e joalherias.
- Quanto maior a ampliação da lupa, melhor será a visualização dentro do relógio.
- Se ele não começar a funcionar após a condensação ser removida, ou se diminuir ou aumentar a velocidade mesmo depois da substituição da bateria, leve a um joalheiro para descobrir o problema.
Aviso
- Não tente erguer a parte traseira do relógio com uma ferramenta inadequada, como uma faca, pois você pode danificar o relógio, além de perder a garantia, ou até mesmo se machucar.
- Não coloque os acessórios do relógio diretamente em cima da lâmpada, pois pode danificar permanentemente o relógio.
- Deixe o relógio no sol somente pelo período de tempo necessário para remover a condensação, não mais do que isso.
- Não utilize um secador de cabelos em alta temperatura para secar qualquer parte de um relógio.
O que você precisa
- Relógio
- Ferramentas de joalheria
- Selo de relógio
- Lupa
- Pano sem fiapos
- Cotonetes
- Limpa-vidros
- Luminária com lâmpada
- Sol
- Secador de cabelos