Contente
A arte abstrata, por sua natureza, desafia sua exata descrição. Ela consiste geralmente em formas, cores e padrões que comunicam algo essencial. A arte abstrata pode comunicar emoções, sensações e experiências perceptivas; alguns dizem que os comunica mais diretamente que outras formas de arte. Basicamente qualquer um pode fazer pinturas abstratas, e muitos pintores preferem tintas acrílicas pela durabilidade e facilidade na aplicação.
Instruções
Uma pintura usando imagens abstratas para um efeito expressivo (Expression Abstract painting (see more in my Portfolio) image by dpaint from Fotolia.com)-
Encontre um assunto. Uma pintura abstrata pode representar imagens de coisas intangíveis, como sentimentos, sensações e ideias ou mesmo imagens mais concretas de luz e sombra e imagens abstratas de pessoas e objetos. Assim que escolher o que deseja tratar, possui a fundação de sua pintura.
-
Rascunhe suas ideias para a pintura com lápis em papel de desenho. Mantenha o assunto em mente ao desenhar. Se escolher algo concreto como um objeto, mantenha-o próximo para inspirar seu desenho. Se o assunto envolver sons ou música, ouça-os enquanto desenha. Selecione um rascunho ou uma série deles para a estrutura básica da pintura.
-
Selecione uma tela. Decida se o assunto é melhor representado em uma tela grande ou pequena. Alguns pintores abstratos criam miniaturas, enquanto outros pintam em telas muito grandes.
-
Transfira seu desenho preliminar para a tela. A imagem nela pode ser diferente dos desenhos ou referências. O segredo nesse passo está em criar uma estrutura que sinta que melhor representa a forma e tamanho geral de sua pintura final.
-
Coloque algumas das cores escolhidas na paleta. Pinte com elas no papel de desenho e observe como combinam e contrastam-se. Adicione ou remova cores até que possua uma paleta inicial. Você pode adicionar ou removê-las durante o processo de pintura.
-
Aplique as acrílicas na tela usa do o rascunho a lápis como guia. Você pode escolher não seguir o design exatamente e descobrir novas formas e direções para a pintura durante o processo.
-
Experimente com luz e sombra. Cores claras tendem a aumentar ou dispersar o foco, enquanto cores escuras o diminuem. Se acha que uma parte da pintura merece mais ou menos foco, utilize esse processo de cores claras e escuras em tal área.
-
Experimente com camadas. Pinte uma camada e deixe secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante, e depois pinte outras camadas sobre essa. Camadas pesadas de tinta acrílica podem ser usadas para criar texturas, combinando ação ou o foco do desenho com certa área da pintura.
-
Adicione água na tinta para dilui-la. Tintas mais finas espalham com mais uniformidade e mais claras na tela. Pode ser desejável diluir ou engrossar a tinta em partes de sua pintura.
-
Use uma espátula ou outro meio alternativo de aplicar a tinta. Uma paleta pode aplicá-la em traços brutos ou suaves e em camadas grossas. Os artistas abstratos encontraram formas alternativas para aplicar a tinta, incluindo palitos, corda e mesmo partes do corpo.
-
Experimente com mais ou menos conteúdo. Às vezes, apenas algumas pinceladas de tinta podem suprir a intenção do artista. Em outras ocasiões, um estilo de muitas cores grossas e explosivas combina mais adequadamente com o assunto pretendido.
-
Pinte e repinte. A acrílica pode ser usada em camadas, então pode até escolher pintar sobre um trabalho anterior. Experimente com várias telas até que encontre a melhor imagem. Muitos pintores abstratos retornam ao mesmo assunto repetidas vezes na tentativa de aperfeiçoar a imagem.
O que você precisa
- Papel de desenho
- Lápis
- Tela
- Tintas acrílicas
- Paleta
- Pincéis
- Espátula