Contente
Eletroímãs se repelem exatamente da mesma maneira que ímãs normais. Contanto que os mesmos pólos de dois ímãs estejam voltados um para o outro e haja uma corrente passando entre eles, eles se repelirão. Ao contrário de ímãs normais, entretanto, a força de eletroímãs pode variar. Como as baterias se desgastam nesse experimento, a força dos eletroímãs declinará.
Instruções
-
Enrole o fio de cobre em torno de um prego de ferro. Enrole continuamente em uma direção a partir de uma extremidade até a outra e corte o fio. Enrole tão apertado quanto possível sem sobreposição. Deixe vários centímetros de fio extra em cada extremidade.
-
Enrole todo o eletroímã em fita isolante para proteger a bobina de fio.
-
Repita as etapas 1 e 2 com o outro prego. Envolva-o na mesma direção.
-
Descasque cerca de 2,5 cm das extremidades de ambos os fios.
-
Ligue ambos os eletroímãs em baterias de 9 V. Conecte-os da mesma maneira. Por exemplo, se o fio ligado à ponta do primeiro prego estiver ligado ao terminal negativo da bateria, o cabo ligado à extremidade do segundo fio deve ser ligado ao terminal negativo da bateria também. Uma vez que ambos os pregos estejam ligados às baterias, proteja as conexões com fita.
-
Alinhe os eletroímãs voltados em direções opostas. Eles devem estar voltados cabeça a cabeça ou ponta a ponta.
-
Mova os eletroímãs um em direção ao outro. Eles devem se repelir.
Dicas
- O ferro é o material preferível, mas qualquer coisa com uma forma regular pode servir como o núcleo de um eletroímã.
Aviso
- Caso seus pregos se atraiam, você os envolveu em diferentes direções ou os conectou aos terminais da bateria de forma diferente. Vire um deles e eles deverão se repelir.
O que você precisa
- Pregos de ferro
- Fio de cobre esmaltado
- Fita isolante
- Baterias de 9 V