Contente
Roupas feitas sob medida estavam na moda nos anos 50. Durante toda década, a moda feminina transformou-se de saias "poodle" armadas para longas e estreitas saias lápis, mas a aparência impecável foi um marco da década. As mulheres não saiam de casa sem passar maquiagem e sem antes vestir camadas de roupa íntima que modelam o corpo. Os anos 50 foram uma época de alta classe e roupas extraordinárias.
Uma mulher modelando a tendência na moda dos anos 50 (George Marks/Retrofile/Getty Images)
Blusas e vestidos
Vestidos, a peça mais popular de um armário feminino, geralmente tinham uma gola Peter Pan, que é uma gola larga, quase sempre bordada. Blusas sem manga eram uma grande tendência, que trazia um pouco desse ar melindroso dos anos 20 para a vestimenta dos anos 50. Vestidos sem manga eram usados em todas estações, e cardigãs, ou suéteres abotoados na frente, eram usados nas noites mais frias ou meses de inverno.
Tipos de saia
As mulheres geralmente usavam uma dentre dois tipos de saias, uma saia lápis ou uma saia rodada. Saias lápis eram longas e retas, cortadas justas ao corpo com uma bainha abaixo do joelho. Saias lápis eram consideradas provocativas e ajudavam a dar a mulher um estilo sensual. Saias rodadas eram uma versão adulta das saias poodle. Saias rodadas não eram tão grandes quanto as saias "poodle", mas eram usadas com tule por baixo.
Roupa íntima
Embaixo da maioria das roupas, as mulheres usavam roupas íntima estruturadas. As roupas de baixo mais comuns eram o sutiã em formato de cone e o cinto suspenso para segurar as meias. As mulheres também utilizavam corselete ou um body, que pareciam um maiô dos dias de hoje. Os corseletes mantinham tudo no lugar.
Tecidos
Um dos tecidos mais usados durante os anos 50 era o belbute, uma mistura de algodão e veludo. O tecido de veludo era usado em tudo, desde vestidos para noite e pequenas jaquetas pretas até sapatos de salto alto e até mesmo cintos. O tecido era um adeus aos anos da Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres eram obrigadas a racionar os tecidos. O couro envernizado também era usado em muitos acessórios, incluindo bolsas, cintos e sapatos.