Contente
O vírus HIV pode conduzir a uma série de sintomas que afetam visivelmente o corpo. No entanto, muitos deles não são específicos do HIV e, além disso, não aparecem até que a doença atinja os seus estágios mais avançados. Portanto, é importante não depender de pistas visuais para determinar se alguém tem HIV.
HIV agudo
O sinal mais evidente de infecção aguda por HIV, o primeiro estágio da doença do HIV (que ocorre entre duas a quatro semanas após a infecção) é uma erupção cutânea vermelha. Ela começa na parte superior do corpo e na cabeça, podendo se espalhar e, às vezes, causar descamação e ulcerações. Por ser semelhante a erupções cutâneas causadas por outros vírus, algumas pessoas não desenvolvem os sintomas da HIV aguda.
HIV sintomático
Os sinais no corpo da terceira fase do HIV (a fase sintomática) incluem inchaço crônico das glândulas linfáticas, perda de peso, infecções fúngicas e dermatites. Esses sintomas, no entanto, são condições que ocorrem igualmente em pessoas que não possuem o vírus HIV.
AIDS
A AIDS (quarta fase do HIV) mostra os sinais mais reconhecíveis da infecção pelo HIV, os quais incluem as lesões cutâneas roxas proveniente do Sarcoma de Kaposi, bem como as infecções fúngicas da boca e da vagina. Infecções oportunistas, tais como o papiloma humano e a herpes, levam à formação de verrugas e de bolhas.
HIV assintomático
O HIV assintomático é a fase mais longa, com uma duração média de 10 anos. Esta fase é caracterizada por falta de sintomas ou de quaisquer sinais óbvios no corpo.
Teste
Tendo em vista que o HIV tem uma longa fase sem sintomas e não causa sintomas específicos até que ele esteja avançado, a única maneira de se saber se alguém foi infectado é através da realização do teste de HIV.