Contente
Se você já sentiu que seu parceiro, amigo ou colega de trabalho estava tentando lhe fazer sentir pena dele, talvez tenha sido vítima de um manipulador emocional. As pessoas com personalidades manipuladoras tendem a fazer qualquer coisa para conseguir o que querem. Suas táticas podem incluir suborno, provocação ou culpa. Reconhecer os sinais de uma pessoa com uma personalidade manipuladora pode ajudá-lo a evitar essas pessoas e procurar relacionamentos valiosos e respeitosos.
Os manipuladores viram suas emoções contra você para conseguirem o que querem (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
Culpa
As pessoas com personalidades manipuladores sabem como usar a culpa de forma eficaz como vantagem. Por exemplo, seu parceiro diz "você não me ama de verdade" quando você se recusa atender aos pedidos dele. Ele pode exagerar no desapontamento e fazer com que se sinta como a causa de sua infelicidade. Ele pode usar o choro e as lágrimas para fazê-lo sentir-se culpado, uma tática usada até por crianças. Os manipuladores emocionais colocam-se no papel de vítima para fazer com que todos à sua volta sintam pena.
Provocação e ameaças
As crianças e os adolescentes usam frequentemente a provocação como uma forma de manipular os outros, mas os adultos também podem usar essa tática. O manipulador xinga, fazendo com que sua autoestima sofra, até que você ceda aos pedidos deles. Ele também pode ameaçá-lo, por exemplo, sugerindo que seu relacionamento acabará se não conseguir o que quer. Se você acha que uma pessoa está fazendo você se sentir mal, isso é um sinal de que ela é uma manipuladora.
Subornos e afeição
Alguns manipuladores fingem ser legais com você para conseguirem o que querem. Eles podem suborná-lo para conseguir um encontro, por exemplo, oferecendo uma refeição, uma bebida ou outro item desejável e também podem usar a afeição para forçá-lo a fazer tarefas ou assumir as responsabilidades deles. O manipulador dirá que sabe que você não se importa de ajudá-lo porque o ama muito, em vez de xingá-lo. Em um primeiro momento, pode parecer que a pessoa é gentil e grata, mas quando ela usa essa desculpa repetidamente, seus verdadeiros objetivos tornam-se óbvios.
Desrespeito e culpa
As pessoas que manipulam as outras não têm nenhum respeito por suas vítimas. Elas podem pedir que a vítima faça algo, em sua opinião, antiético. Quando o pedido é recusado ou protestado, elas continuam a incomodar a vítima até que ela ceda. Os manipuladores são muito passivo-agressivos, pois a culparão por coisas que dão errado devido ao seu próprio comportamento. Eles tentam parecer inocentes mesmo quando são obviamente os culpados, usando outros à sua volta como uma desculpa.