Sintomas do Streptococcus agalactiae

Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 20 Agosto 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Microbiologia Médica: Streptococcus agalactiae
Vídeo: Microbiologia Médica: Streptococcus agalactiae

Contente

O Streptococcus agalactiae, também conhecido como Strep do Grupo B, é uma bactéria muito comum entre os humanos. Ela geralmente é inofensiva, exceto em bebês recém nascidos, mulheres grávidas e pessoas com certos tipos de doenças crônicas.


Sintomas na gravidez

Na maioria das vezes, as mulheres grávidas não têm consciência de uma infecção por Streptococcus Agalactiae. Possíveis sintomas incluem infecções uterinas, placentárias e do trato urinário.

Sintomas em recém-nascidos

Recém-nascidos que contraem a infecção durante o parto podem ter febre, convulsões, sépsis, dificuldade na alimentação e agitação. Casos extremos podem causar pneumonia, meningite e morte.

Sintomas em pessoas com doenças crônicas

Nas pessoas com doenças crônicas, os sintomas causados pela Streptococcus agalactiae incluem infecções na pele, sépsis, pneumonia e infecção do trato urinário.

Teste

Em mulheres grávidas, o teste é feito usando um cotonete na região vaginal ou retal. Recém-nascidos e adultos são testados usando amostras do sangue ou dos fluidos espinhais.


Tratamento

Mulheres grávidas que positivas no teste para Streptococcus agalactiae recebem antibióticos durante o parto, para evitar a transmissão de uma infecção para o recém-nascido. Os bebês que são infectados são tratados com antibióticos IV e são mantidos na UTI até que o tratamento esteja completo. Adultos positivos no teste para infecção também são tratados com antibióticos IV.