Contente
Se você quer confirmar sua ancestralidade judaica, ou de outra pessoa, você pode descobrir pistas ao pesquisar o sobrenome. Embora um típico sobrenome judeu não signifique necessariamente que a pessoa é judia, isso providencia um ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas. Sobrenomes judeus derivam de uma variedade de fontes, incluindo linhagem familiar, país de origem e língua do país. A comunidade judaica hoje se divide entre judeus Ashkenazi e Sephardi (com pequenas populações de outras que não pertencem a nenhuma dessas comunidades) e os sobrenomes em cada uma delas se difere.
Instruções
Pesquisadores de genealogia podem descobrir a ancestralidade judaica identificando sobrenomes judeus (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Pergunte se a família tem a tradição de pertencer a uma família sacerdotal Cohen ou Levi. Os nomes Cohen e Levi quase sempre indicam ancestralidade judaica, assim como outros nomes que derivam dessas famílias, como Katz, Asoulin, Kahan, Kaplan e Kagan.
-
Procure pela raiz do nome. Alguns sobrenomes judaicos derivam de uma raiz hebraica. O nome judeu "Rappeport" vem de uma profissão e localização da primeira pessoa com esse nome, um doutor ("rofeh" em hebraico) de Puerto (a cidade na Itália onde ele viveu). "Hyams" vem da palavra hebraica "Chaim", que significa "vida".
-
Reveja sobrenomes espanhóis e portugueses. Algumas famílias judaicas converteram-se ao Cristianismo durante a inquisição e as pessoas ainda associam esses nomes com os de "Marrano", ou convertidos à força. Alguns descendentes dessas famílias voltaram ao Judaísmo. Nomes possíveis de Marranos incluem Delgado, Ayala, Gomez, Nunes, Febos e Henriques, entre outros.
-
Pesquise o significado do nome ou se ele indica localização geográfica. Quando o império austríaco começou a mandar que judeus adotassem sobrenomes no final do século XVIII, muitos judeus usaram nomes refletindo suas cidades de origem, uma característica ou suas profissões. O nome "Sandler" indica um sapateiro, "Klein" significa "pequeno" em alemão e o nome "Berlin" frequentemente indica que a pessoa veio dessa cidade.
-
Note a palavra "son" (filho em inglês) no fim de um nome. A palavra hebraica "Ben" significa "filho de". Muitos Judeus na Europa adotaram sobrenomes que indicavam o nome de seus pais, tais como Abramson, Isaacson e Jacobson. Judeus Sephardicos usam a palavra hebraica "Ben" mesmo enquanto vivem no Mediterrâneo, na África ou em países asiáticos. Exemplos incluem: "Ben-Avraham, Ben-Yitzhak ou Ben-Ya'akov. O primeiro ministro de Israel, David Ben Gurion, traduziu seu sobrenome como "David, Filho de Gurion".
O que você precisa
- Dicionário hebreu-inglês