Contente
- Instruções
- Substituindo as molas dianteiras
- Substituindo as molas traseiras
- Dicas
- Aviso
- O que você precisa
O Toyota Corolla é o carro mais vendido da história. Passou por 10 gerações e continua um dos carros mais vendidos. As molas do Corolla são parte da suspensão MacPherson, que dá ao automóvel um manuseio excepcional e uma condução suave. Substituir as molas não exige nenhuma ferramenta especial.
Instruções
Tenha cuidado ao realizar procedimentos em um carro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Levante o Corolla e tranque as rodas firmemente com os cavaletes antes de desconectar a ligação estabilizadora dianteira do amortecedor.
-
Remova o parafuso e desconecte a mangueira dianteira, se o carro for equipado com ABS. Remova o sensor de velocidade.
-
Retire os dois parafusos da parte superior do conjunto do amortecedor e as três porcas da parte inferior.
-
Remova o conjunto do amortecedor e a mola. Fixe o conjunto em uma morsa, anexando duas porcas e um parafuso no suporte inferior do conjunto. Conecte o compressor da mola.
-
Retire a cobertura contra poeira do suporte da suspensão dianteira, comprima a mola e remova a porca para desmontar o conjunto do suporte da suspensão.
-
Substitua a mola e inspecione todas as partes procurando sinais de desgaste antes de remontar o conjunto amortecedor / mola. Aperte e aplique torque às porcas e aos parafusos segundo as especificações do fabricante.
-
Coloque os pneus de volta no Corolla e alinhe-os. Realize uma verificação de segurança antes de testar o carro na estrada.
Substituindo as molas dianteiras
-
Desconecte o cabo negativo da bateria, remova o assento e o revestimento do estofado necessários para acessar a torre de braço. Levante o Corolla, tranque as rodas com os cavaletes e apoie o eixo traseiro em um macaco.
-
Retire as rodas, a fiação do sensor (se equipado com ABS) e a barra de estabilização.
-
Solte os parafusos que prendem a suspensão no suporte do eixo. Coloque um cavalete sob a portadora do eixo e remova / desconecte as porcas da torre de braço e a suspensão.
-
Coloque a suspensão na morsa (para evitar danos), desmonte-a e fixe-a em um compressor de molas para removê-las da suspensão. Esse passo pode ser perigoso e a mola tem que ser comprimida lentamente para evitar danos potenciais ao corpo.
-
Substitua a mola e verifique os componentes do conjunto da suspensão buscando sinais de desgaste antes de remontá-lo.
-
Recoloque o conjunto de suspensão e as rodas no Corolla. Abaixe o veículo e balance-o para cima e para baixo para ajustar a suspensão.
-
Coloque o assento e o revestimento de volta no lugar e reconecte o cabo negativo da bateria. Realize uma verificação de segurança antes de testar o carro na estrada.
Substituindo as molas traseiras
Dicas
- Compre molas revestidas com pó, que são feitas com uma camada protetora contra oxidação antes da tinta em pó ser aplicada e esquentada. Esse processo faz com que a mola fique muito mais resistente à corrosão.
Aviso
- Retire a pressão das molas antes de desmontá-las. Isso é potencialmente perigoso, pois as molas carregam muita força que é gasta quando suas restrições são liberadas.
- Em um Corolla equipado com airbags, espere no mínimo 90 segundos após desconectar o cabo da bateria para continuar com o procedimento.
O que você precisa
- Molas substitutas
- Óculos de proteção
- Macaco e cavaletes
- Chave de soquete e soquetes
- Chave estrela
- Chave inglesa ajustável
- Chave do talão
- Chave de torque
- Compressor de mola e ferramentas associadas
- Suspensão ou morsa