Contente
Os tendões são tecidos fibrosos que ligam o músculo ao osso. A tendinite surge quando eles inflamam, se rompem ou ficam irritados. Causados por trauma ou lesões, os sintomas podem incluir dor e rigidez muscular.
Os cães também sofrem com a tendinite (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
Cães em risco
Embora qualquer cão possa sofrer de tendinite, os que mais têm chance de desenvolver o problema são os cães de corrida, como os galgos, e aqueles que são muito ativos fisicamente, como os cães que puxam trenós, os de caça e de busca e resgate.
Sintomas
A tendinite é bastante dolorosa. Quando um cão desenvolve o problema, ele começa a mancar visivelmente e poderá chorar de dor quando a lesão surgir. A área afetada pode limitar-se ao alcance de movimento.
Tratamento
Aplicar bolsas de água quente ou fria na área afetada aliviará o cão. Outros métodos analgésicos podem incluir repouso, limitação de exercícios e medicamentos anti-inflamatórios.
Cuidado veterinário
Se a lesão for crônica ou se o tendão tiver rompido, o atendimento veterinário será necessário. Pode haver um acúmulo de fluidos que precisará ser drenado da área afetada. Uma cirurgia também pode ser necessária para reparar a lesão debilitante.
Prevenção e solução
Evite atividades repetitivas que possam envolver a movimentação de juntas rígidas dolorosas. Períodos mais curtos e frequentes de atividade são recomendados para cães mais velhos e de meia idade ao invés de períodos prolongados, que podem distender os tendões do animal.